busca dicionario

sábado, 30 de abril de 2016

kinder ovo

Kinder Ovo



Deliciosos ovinhos de chocolate ao leite cujo interior é recheado com surpresas incríveis e colecionáveis é a receita de sucesso da marca KINDER OVO, um produto que proporciona uma divertida e saborosa refeição para milhões de crianças no mundo todo. Mas não são somente crianças que se deliciam com o produto, enquanto muitas delas se fartam com a parte de chocolate, colecionadores, muitos deles marmanjos, fazem a festa com as figuras surpresas contidas no recipiente de plástico amarelo dentro do ovo.  
A história 
Tudo começou graças à visão empresarial da família Ferrero, em especial a de Michele, filho do fundador, que nos tempos de crise em 1968, lançou no mercado à linha de chocolate Kinder (que em alemão significa criança), composta por uma série de produtos destinados às crianças. Porém, ao contrário do que se pode pensar, o primeiro Kinder nem era um ovo, como a marca ficou mais conhecida no mundo. Era uma pequena barra de chocolate, gostosa e nutritiva com recheio de leite, desenvolvida pela subsidiária alemã. Logo depois o produto, que se transformou em um sucesso entre os italianos, foi introduzido na Alemanha e depois no resto da Europa. Porém, foi somente em 1974 que surgiu a brilhante ideia de transformar o Kinder em ovo de chocolate, um produto que estivesse ligado ao ovo de Páscoa, com forte valor emocional para as crianças, e que literalmente mantivesse a magia da data em todos os dias do ano.




A ideia original era de que as crianças ao abrirem o ovinho tivessem um momento mágico e de diversão todos os dias do ano. O principal diferencial do produto era um brinquedo (uma espécie de surpresa para as crianças) que vinha dentro de uma cápsula plástica amarela (a cor representa a gema de um ovo de verdade) no pequeno ovo de chocolate e podia ser colecionável. Assim, o produto realizava três desejos de uma só vez: chocolate, brinquedo e a magia de uma surpresa. Lançado com o nome de KINDER SORPRESA, o delicioso e nutritivo ovinho foi posicionado no mercado como um produto saudável, rico em energia e carboidratos. O tamanho do ovo continha a quantidade apropriada de chocolate para o consumo de uma criança. O KINDER OVO logo se espalhou por toda a Europa, chegando ao Canadá em 1975 com o nome de KINDER SURPRISE. Neste mesmo ano surgiram os brinquedos feitos de metal dentro do ovo.




Uma de suas surpresas mais famosas foi lançada na Alemanha em 1980 com bonequinhos dos personagens do popular desenho animado Smurfs, sendo a primeira série pintada à mão. O resultado foi um verdadeiro sucesso no mundo todo. A primeira diversificação de produtos da marca ocorreu em 1989 com o lançamento do KINDER EASTER EGG (um ovo de páscoa com uma surpresa gigante), conhecido no Brasil de KINDER MAXI, que se tornou um enorme sucesso e virou líder no mercado italiano. No Brasil, o KINDER OVO chegou somente em 1994, produzido na Argentina, e desde o lançamento já conquistou milhões de pequenos brasileiros com seu sabor delicioso, além de encantar com os brinquedos, produzidos em um material de alta qualidade, resistentes, coloridos, com adesivos e encaixes perfeitos.




Desde seu lançamento, foram lançadas mais de 15.500 surpresas originais e diferentes no mundo inteiro. No Brasil saíram mais de 1.800 e a cada ano mais 100 surpresas diferentes são introduzidas dentro dos ovinhos. Todas as surpresas contidas nos ovinhos são numeradas. Por exemplo: K 98 n 30, neste caso um patinho com filhote, onde a letra “K” representa a marca Kinder; 98 o ano em que foi lançada a peça; e “n” é o número da peça fabricada no ano (são aproximadamente 130 por ano). Este número pode ser encontrado em relevo na peça e/ou na instrução que a acompanha. Essas surpresas incentivam a troca e a coleção, fazendo do KINDER OVO um produto universal e divertido, especialmente quando utilizam personagens famosos como Asterix, Star Wars, Smurfs ou Os Simpsons.




Nos últimos anos a empresa inovou ao introduzir as “surpresas da internet”, que consiste em um código, fornecido ao lado da surpresa que vem nos ovinhos, para ser introduzido na página da marca, onde normalmente é aberto um minijogo para crianças. Além disso, lançou novas versões, como por exemplo, o KINDER OVO MENINOS (cor azul), com divertidas surpresas desenhadas especialmente para eles; KINDER OVO MENINAS (cor rosa), com divertidas surpresas desenhadas especialmente para elas; e KINDER OVO NATOONS, com surpresas que estimulam o carinho pelos animais e o desenvolvimento afetivo das crianças. Produzido para ser vendido em países de clima frio, o chocolate não é comercializado nos meses de verão. Nesses meses KINDER OVO é substituído pelo KINDER JOY, um ovo de plástico, onde de um lado encontra-se o brinquedo, e do outro existe um delicioso creme à base de cacau-avelãs e leite com duas bolinhas crocantes. Existe ainda o KINDER CHRISTMAS, ovo de 150 gramas, em forma de bola, comercializado especialmente na época do Natal; e o KINDER OVO MAGIC, um ovo de páscoa com o delicioso chocolate Kinder e com surpresas de pelúcia.




A fabricação 
Apesar de ser um produto simples, KINDER OVO exige muito cuidado em sua fabricação, passando por inúmeros processos e rígido controle de qualidade. 
Parte externa: feita de chocolate ao leite 45%, açúcar, leite integral em pó, manteiga de cacau, massa de cacau, emulsificante lecitina de soja e aromatizante. 
Parte interna: leite integral em pó, açúcar, gorduras vegetais, emulsificante lecitina de soja e aromatizante. 
As surpresas: antes de ser inserida dentro do KINDER OVO, cada uma é submetida a um rigoroso teste de qualidade. Destacam-se dois tipos de surpresa, as de montar e as já montadas e pintadas à mão, especialmente as das séries especiais, como a recente série “Os Simpsons”, lançada na Alemanha.




Na fábrica, primeiro são misturadas as surpresas, e somente depois o chocolate: primeiro o recheio de leite que fica por dentro do ovinho, e depois o chocolate ao leite que fica por fora.




A divertida mascote 
O produto tem como mascote e porta-voz (em inglês, spokesman) um divertido e animado ovinho chamado KINDERINO, com seu inseparável boné vermelho. Ele é o responsável por divertir, animar e ensinar milhões de crianças no mundo inteiro através de brincadeiras e jogos.




O nome 
Os ovinhos da Kinder têm diferentes nomes no mundo inteiro, sendo chamados de KINDER SURPRISE EGGS (em países de língua inglesa), KINDER ÜBERRASCHUNG (Alemanha),KINDER MEGLEPETÉS (países do leste-europeu), KINDER NIESPODZIANKA (Polônia),KINDER OVO (no Brasil) ou até mesmo KINDER SORPRESA (Itália, Espanha e países de língua espanhola) e KINDEROVERRASKELSE (Suécia e Noruega). Mesmo com essas diferenças de nomes, no mundo inteiro o produto é conhecido como OVINHO KINDER.




Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1974 
● Criador: Michele Ferrero 
● Sede mundial: Alba, Piedemonte, Itália 
● Proprietário da marca: Ferrero SpA 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Giovanni Ferrero 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Chocolates 
● Principais produtos: Ovinhos de chocolates e ovos de Páscoa 
● Concorrentes diretos: Nestlé, Hershey's e Lacta
● Mascote: Kinderino 
● Slogan: Where will your next egg take you? 
● Website: www.kinderovo.com.br 

A marca no mundo 
O KINDER OVO pode ser encontrado em mais de 60 países ao redor do mundo. Diariamente, são vendidos 5 milhões ovinhos no mundo, isto equivale a mais ou menos 2 bilhões de ovos por ano. A marca é uma das mais importantes e valiosas da empresa italiana Ferrero. Na Alemanha, maior mercado da marca, calcula-se que existam mais de 300 mil colecionadores, que frequentam feiras especializadas e sites da internet. Os brinquedos produzidos lá são considerados os melhores pelos fãs do produto, pois possuem maior qualidade e variedade. 

Você sabia? 
 O desejo pelo KINDER OVO o transformou em artigo de contrabando nos Estados Unidos, onde a venda do produto é ilegal devido a uma lei que não permite a comercialização de brinquedos juntamente com alimentos. 

Snickers

Snickers :P



Ele é irresistível, extremamente nutritivo e mata a fome. Uma combinação perfeita entre chocolate, amendoim e caramelo que derrete na boca. O chocolate em barras SNICKERS é uma refeição nutritiva, provendo energia para o corpo e para a mente, e ideal a qualquer hora do dia. 

A história 
Tudo começou em 1923 quando Frank Mars, proprietário da tradicional empresa de alimentos Mars, resolveu introduzir no mercado uma segunda marca de doces. O novo produto era amendoim tostado coberto de caramelo. Exatamente no dia 4 de fevereiro de 1930, a empresa resolveu cobrir este doce, um nougat (de manteiga de amendoim) com pedaços de amendoins e caramelo, com uma deliciosa camada de chocolate ao leite e lançá-lo no mercado americano como uma barra de chocolate, batizada de SNICKERS, e que custava apenas um níquel (5 centavos de dólar). O novo produto teve seu nome baseado em um dos cavalos preferidos de propriedade da família Mars, que infelizmente morreu dois meses antes do novo produto fosse criado. A nova guloseima foi bem aceita pelos consumidores, em especial pelo delicioso contraste de sabor proporcionado pelo salgado do amendoim torrado e pelo doce do caramelo envolto em chocolate ao leite.


De 1933 a 1935 o produto era vendido em embalagens que continham duas barras chamadas de DOUBLE SNICKERS, voltando a seu formato normal no ano seguinte. O slogan “Have you tried Snickers frozen?” foi lançado em 1939, mesmo ano em que o produto começou a patrocinar um famoso programa de rádio chamado Dr. I.Q. Essas duas ações deram muita visibilidade para marca, que se tornava cada vez mais popular entre os americanos. De 1949 à 1952, SNICKERS também foi patrocinador do The Howdy Doody Show, um popular programa infantil da televisão americana, o que gerou grande reconhecimento entre as crianças.


Em 1968 o produto foi introduzido no mercado inglês com o nome de Marathon, pois a palavra SNICKERS tinha a pronúncia muito similar com “knickers”, usada pelos britânicos para se referir a alguma peça íntima feminina. No mesmo ano, o SNICKERS FUN SIZE, uma embalagem repleta do tradicional chocolate em miniatura, foi introduzido no mercado durante o Dia das Bruxas (Halloween), tornando-se ao longo do tempo uma tradição para a marca nesta data festiva. Somente para a comemoração do Dias das Bruxas, demora-se cerca de quatro meses para produzir a quantidade de SNICKERS que será consumida na tradicional celebração americana.


Nas décadas seguintes os consumidores presenciaram mais variedades de SNICKERS sendo introduzidas no mercado. Os chocolates SNICKERS se tornaram particularmente populares entre pessoas que frequentavam cinemas, desbancando alguns de seus mais importantes competidores e até outros tipos de guloseimas. Em 1984, a marca foi um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Nesta altura a popularidade da marca SNICKERS era enorme entre os americanos. Em 1990, como estratégia de internacionalização da marca, o produto passou a ser chamado de SNICKERS também na Inglaterra. Foi neste mesmo ano que a marca lançou uma campanha publicitária que tinha como tema a clássica música do Rolling Stone chamada “Satisfaction”. Ainda nesta década a marca introduziu no mercado novas versões do produto como chocolate com amêndoas, chocolate amargo e até chocolate com proteínas.


A marca SNICKERS iniciou o novo século como o chocolate em barras mais vendido do mundo e não parou de inovar ao lançar edições especiais e novas versões do produto. Em 2001, SNICKERS foi lançado oficialmente no mercado brasileiro, mas só recentemente através de uma campanha publicitária estrelada por Betty Faria, com o posicionamento “Você não é você quando está com fome” e o slogan “Mata sua Fome”, o chocolate começou a conquistar os brasileiros. O conceito da campanha, que chegou recentemente ao Brasil, foi lançado pela primeira vez em 2010, durante o Super Bowl (final do futebol americano e maior audiência do mercado americano), e foi estrelado pela atriz Betty White. O filme, que ganhou outras versões e hoje está em mais de 80 países, foi um sucesso que pode ser medido pelo engajamento do consumidor e também pelos prêmios recebidos nos últimos anos, que ajudou a Mars, por exemplo, a ser eleita a anunciante do ano em Cannes 2012. Aliás, a marca SNICKERS se tornou famosa por suas memoráveis campanhas publicitárias, como por exemplo, em 2007, quando o popular Mr. T do seriado Esquadrão Classe A foi coadjuvante de uma delas no Reino Unido.


A linha do tempo 
1970 
 Lançamento do SNICKERS CRUNCH, versão crocante do tradicional chocolate. Inicialmente o produto era conhecido como SNICKERS MUNCH. 
1989 
 Lançamento do SNICKERS ICE CREAM BAR, sorvetes em barra no sabor do tradicional chocolate. Era a primeira extensão de marca da SNICKERS. Atualmente é um dos sorvetes mais vendidos do mercado americano. 
1990 
 Lançamento do SNICKERS MINIATURES, pequenos chocolates da versão original vendidos em embalagens com doze ou mais unidades. 
1996 
 Lançamento do SNICKERS ICE CREAM CONE, sorvetes em formato de cone (casquinha) no sabor do chocolate. 
2002 
 Lançamento do SNICKERS ALMOND, o tradicional chocolate feito com amêndoas ao invés de amendoins. 
2004 
 Lançamento do SNICKERS MARATHON, pequenas barras energéticas. 
2006 
 Lançamento do SNICKERS XTREME, chocolate que continha 5 gramas de proteína. 
2007 
 Lançamento do SNICKERS DARK, versão feita com chocolate amargo. 
 Lançamento do SNICKERS 220V, uma edição limitada contendo guaraná e L-carnitina lançada na Polônia e Eslováquia. 
2008 
 Lançamento do SNICKERS ADVENTURE, edição limitada do famoso chocolate para promover o novo filme de Indiana Jones com o mesmo sabor original e uma pitada de coco e temperos exóticos. A embalagem do produto tinha a imagem do famoso herói e a divulgação do novo filme. 
 Lançamento do SNICKERS CHARGED, mistura de chocolate e barra energética com 60 mg de cafeína, taurina e vitamina B. 
2009 
 Lançamento do SNICKERS FUDGE, o produto original com recheio extra de chocolate cremoso ao invés de caramelo. 
 Lançamento do SNICKERS 2 TO GO, a versão original em uma embalagem com uma barra dupla. 
2010 
 Lançamento do SNICKERS MAXIMUS, uma edição limitada contendo apenas recheio de caramelo e amendoim. 
2011 
 Lançamento do SNICKERS PEANUT BUTTER SQUARED, o tradicional chocolate com recheio de manteiga de amendoim em formato de pequenos quadrados. 
2013 
 Lançamento do SNICKERS BITES, o tradicional chocolate em formato de pequenos quadrados.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos.


As mudanças mais radicais ocorreram nas embalagens do tradicional chocolate. Basta comparar a embalagem original com a atual.

Os slogans 
You’re not you when you’re hungry. Snickers satisfies. (2010) 
Don’t Stop! (2007) 
Make it happen with Snickers. (2004) 
Most nuts ever! (2004) 
Game on. (2003) 
Hungry? Grab a Snickers. (2003) 
Beyond crunchy. (2003) 
Hungry? Why wait? (2002) 
Don’t let hunger happen to you. (2002) 
Not Going Anywhere For While? Grab a Snickers. (2000) 
Have you tried Snickers frozen? (1939) 
Mata sua fome. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 4 de fevereiro de 1930 
● Criador: Frank C. Mars 
● Sede mundial: McLean, Virginia 
● Proprietário da marca: Mars, Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Steven Badger 
● CEO: Paul Michaels 
● Faturamento: US$ 3.6 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá 
● Segmento: Doces 
● Principais produtos: Chocolates e sorvetes 
● Concorrentes diretos: Reese’sKit KatCrunch, PayDay, Butterfinger e Cadbury 
● Slogan: You’re not you when you’re hungry. Snickers satisfies. 
● Website: www.snickers.com 

A marca no mundo 
O SNICKERS é o chocolate em barra mais consumido no mundo, com vendas anuais de US$ 3.6 bilhões. Seus produtos são comercializados em aproximadamente 80 países, sendo que nos Estados Unidos, 45% dos americanos comem SNICKERS todos os meses. Todos os dias são utilizados 99 toneladas de amendoins torrados na fabricação de 15 milhões de barras do SNICKERS. 

Você sabia? 
 Ainda hoje o chocolate poder ser encontrado na versão “Five Cents Candy Bar” (que custa apenas 5 centavos de dólar). 
 Uma barra média de SNICKERS possui 280 calorias e aproximadamente 16 amendoins torrados. 
 Sazonalmente, durante a Páscoa, a marca disponibiliza o SNICKERS EGG, o tradicional chocolate em forma de pequenos ovos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/4/2014

20.6.06

MARS

 

Muita gente não sabe o que há de comum em produtos de enorme sucesso como os deliciosos e coloridos confeitos M&M’s, os famosos chocolates Snickers, o prático arroz Uncle Ben’s e as rações para cachorro Pedigree e para gatos Whiskas. Foram criadas e são produzidas pela empresa americana MARS, uma das maiores e mais tradicionais em seu segmento no mundo.

A história
Tudo começou de forma modesta em 1911 quando Frank Clarence Mars, que aprendeu com sua mãe a fazer chocolates para manter-se entretido, já que em virtude da poliomielite tinha mobilidade reduzida, com a ajuda de sua segunda mulher, Ethel, e com apenas US$ 400 no bolso começou a produção artesanal de deliciosos doces amanteigados na cozinha de sua casa na cidade de Tacoma, estado americano de Washington. Nesta época, a pequena empresa, batizada de MARS CANDY FACTORY, produzia e entregava diariamente seus produtos, pois não havia refrigeração. Apesar da popularidade de seus doces a modesta empresa não resistiu as grandes dificuldades financeiras e acabou falindo, obrigando Frank a retornar para seu estado natal, Minnesota, onde em 1920, fundou na cidade de Minneapolis a empresa de confeitos Mar-O-Bar Co.

 

Pouco depois, em 1922, Frank e seu filho, Forrest, em visita a uma drogaria, tiveram uma grande e brilhante ideia: produzir uma versão de chocolate ao leite em barras. O novo chocolate foi batizado de MAR-O-BAR. Mas infelizmente, o chocolate provou ser muito difícil de ser transportado, chegando aos pontos de vendas derretidos em virtude das constantes mudanças de temperatura durante o trajeto. Foi então, que pai e filho aperfeiçoaram a receita combinando três diferentes ingredientes populares na época, doce de chocolate, barra de chocolate e leite maltado, que culminou em um novo e delicioso chocolate, batizado de MILK WAY, introduzido no mercado em setembro de 1923, depois de três messes de exaustivas pesquisas. O chocolate com recheio cremoso rapidamente se tornou um enorme sucesso junto aos consumidores americanos.

 

No final desta década, em 1929, a empresa, em virtude da alta demanda por seus chocolates, inaugurou uma grande fábrica no subúrbio da cidade de Chicago, estado de Illinois. Entusiasmados com o sucesso do primeiro chocolate, no início dos anos 30, Frank juntamente com seu filho introduziu no mercado outro grande sucesso: o chocolate SNICKERS BAR, que teve seu nome inspirado em um cavalo de propriedade da família. O chocolate se tornaria um dos produtos de maior sucesso da empresa, alcançando vendas anuais de US$ 2 bilhões. Pouco depois, em 1932, a empresa aumentou sua linha de produtos com o lançamento dos chocolates MARS ALMOND BAR (com pedaços de amêndoas) e 3 MUSKEETERS, este último disponível nos sabores chocolate, baunilha e morango.

 

Ainda em 1932, o fundador da empresa deu US$ 50 mil e a fórmula do chocolate MILK WAY para seu filho Forrest estabelecer sua própria empresa de confeito. O jovem então rumou para a Inglaterra e fundou, na cidade de Slough, a MARS LIMITED. O primeiro produto comercializado pela nova empresa foi o chocolate em barra MARS BAR (versão europeia do MILK WAY). Pouco depois, em 1935, a MARS inglesa, com o capital resultante do negócio de chocolates, ingressou no mercado de rações para animais com a aquisição da pequena empresa Chappel Brothers, proprietária das marcas Chappie (que mais tarde, em 1964, se transformaria na marca PEDIGREE) e Kitekat. A maioria das pessoas naquela época achava estranho alimentar um animal de estimação com um tipo de alimentação específica. No entanto, os proprietários de cães foram rapidamente conquistados pela MARS e sua marca Chappie, que não demorou muito para começar a produzir alimentos em larga escala a partir de suas próprias receitas com base científica de padrões nutricionais.

 

Foi em plena Segunda Guerra Mundial que a MARS lançou seu produto de maior sucesso: os confeitos M&M’s. Vendido ao público pela primeira vez em 1941, os confeitos tornaram-se os favoritos dos soldados americanos servindo na Segunda Guerra Mundial. Embalados em tubos de cartolina, foram vendidos aos militares como um lanche conveniente por suportar bem viagens e deslocamentos sob qualquer tipo de clima. Afinal, os confeitos “derretiam na boca e, não na mão”. Logo após o término do conflito, em 1946, a empresa introduziu no mercado mais um produto de enorme sucesso em sua história: o arroz UNCLE’S BENS, desenvolvido em 1942 para suprir as necessidades do exército americano, que em apenas seis anos se tornou líder de mercado nos Estados Unidos. Nesta época a empresa resolveu se aventurar por outras áreas, introduzindo no mercado uma linha de comidas congeladas. Em 1958 a empresa lançou mais um produto que se tornaria um verdadeiro sucesso mundial: a ração para gatos WHISKAS.

 

Finalmente em 1960 Forrest comprou a empresa que seu pai havia fundada unindo assim as operações americanas e inglesas para formar a MARS INCORPORATED. Nos anos seguintes a MARS continuou criando e lançando no mercado produtos de avassalador sucesso de vendas como o chocolate em barra com recheio de caramelo TWIX, introduzido em 1967 primeiramente na Inglaterra, e, em 1979 nos Estados Unidos; as balinhas SKITTLES (que foram lançadas na Europa em 1974), mas só foram introduzidas nos Estados Unidos em 1979; e o chocolate em barra DOVE DARK, lançado nacionalmente nos Estados Unidos em 1992.

 

Foi na década de 90 que a MARS ingressou no segmento de sorvetes, com o lançamento de vários produtos derivados de seus famosos chocolates. Era o início de uma estratégia que consistia em aproveitar a força de suas marcas consagradas em outras categorias de produtos. Gastando anualmente mais de US$ 1 bilhão em publicidade a MARS conseguiu fazer com que a maioria de seus produtos se tornasse campeões de vendas em vários importantes mercados do mundo. Em 1993 a empresa inaugurou sua primeira fábrica em solo chinês para a produção do chocolate em barra DOVE. Dois anos depois iniciou a produção de confeitos e alimentos para animais de estimação na Rússia. Nessa época, a MARS acelerava seu processo de expansão para se tornar uma empresa verdadeiramente global.

 

O início do novo milênio foi marcado por aquisições estratégicas para o crescimento da MARS, dentre as quais, a da marca francesa de ração para cachorro ROYAL CANIN em 2001. Em abril de 2008, a empresa anunciou talvez a mais importante aquisição de sua história ao comprar a tradicional Wm. Wrigley Jr. Company, maior produtora de chicletes e balas do mundo, por impressionantes US$ 23 bilhões. Com isso, adicionou ao seu portfólio marcas consagradas como as balas ALTOIDS e LIFE SAVERS e os chicletes WRIGLEY’S EXTRA, ORBIT, WINTERFRESH, JUICY FRUIT e DOUBLEMINT. Também neste ano suas divisões internacionais, conhecidas como MASTERFOODS, passaram a se chamar MARS INCORPORATED. O nome Masterfoods derivava de uma empresa de alimentos australiana (ervas e especiarias) fundada em 1949 e adquirida pela MARS em 1967, e atualmente é utilizado como marcas de ervas, especiarias e molhos.

 

A linha do tempo
1923
 Lançamento do chocolate ao leite MILK WAY.
1930
 Lançamento do chocolate SNICKERS, um nougat simplesmente cheio de amendoins e caramelo, coberto com chocolate ao leite, que rapidamente se tornou um dos chocolates preferidos no mundo. Foi lançado no Brasil em 2001.
1932
 Lançamento do chocolate ao leite MARS.
1936
 Lançamento no Reino Unido das pequenas bolinhas de chocolates chamadas MALTESERS.
1941
 Lançamento dos confeitos de chocolate coloridos M&M’S. Provavelmente, os confeitos mais famosos e divertidos do mundo, as pequenas gotas de chocolate (e amendoins) envolvidas em uma camada de açúcar, são instantaneamente reconhecidas em todo o planeta e estão no Brasil desde 1996.
1946
 Lançamento do arroz UNCLE BEN’S, que ao longo dos anos trouxe qualidade e praticidade no preparo e sabor para as refeições.
1958
 Lançamento das rações para gatos WHISKAS.
1964
 Lançamento das rações para cachorros PEDIGREE.
1967
 Lançamento do chocolate TWIX, cujas barras gêmeas de biscoito, caramelo e chocolate conquistaram milhões de fãs pelo mundo afora. O chocolate foi lançado no Brasil em 2000.
1973
 Desenvolvimento da KLIX, uma das primeiras máquinas automáticas para o preparo de bebidas quentes e frias.
1974
 Lançamento na Europa das balinhas coloridas SKITTLES.
1981
 Lançamento do sistema de preparo de bebidas quentes e frias como cafés e chás com a marcaFLAVIA.
1982
 Lançamento, em Hamburgo na Alemanha, da ração para gatos SHEBA, acondicionadas em exclusivas embalagens de alumínio.
 Lançamento da ração para cachorros pequenos CESAR.
1985
 Lançamento de uma linha de macarrão (spaghetti, tortellini e ravioli) chamada ALORA, que quatro anos mais tarde teria seu nome alterado para DOLMIO e passaria a englobar somente molhos prontos para massas.
1986
 Lançamento da TRACKER, uma das primeiras barras de cereais do mercado americano.
1987
 Lançamento no Brasil da ração para cachorro FROLIC, que ao oferecer uma refeição bem balanceada com carnes a tornou irresistível aos cães.
1997
 Lançamento da CELEBRATIONS, uma embalagem que trazia os principais chocolates da empresa em versão miniatura.

 

A evolução visual 
Talvez o produto de maior tradição da empresa, especialmente na Europa, seja o chocolate em barra MARS. Apesar de carregar o mesmo nome da empresa, o produto tem uma identidade visual completamente diferente, que ao longo dos anos sofreu algumas remodelações.

 

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1911 
● Fundador: Frank e Ethel Mars 
● Sede mundial: McLean, Virginia 
● Proprietário da marca: Mars Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: John Mars 
● CEO & Presidente: Paul Michaels 
● Faturamento: US$ 30 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas: + 100 
● Presença global: + 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 65.000 
● Segmento: Alimentação e Cuidados Animais 
● Principais produtos: Confeitos, chocolates, arroz e ração animal 
● Concorrentes diretos: Kraft Foods, Nestlé, Hershey’s e Arcor 
● Ícones: Os confeitos coloridos M&M’s 
● Slogan: A Mars a day helps you work, rest and play. 
● Website: www.mars.com 

A marca no Brasil
A empresa começou suas atividades no país em 1978 com a aquisição de um moinho de arroz em Eldorado do Sul e, com a participação de 30 associados no negócio, formou a EFFEM do Brasil. Pouco depois, em 1980, ingressou no segmento de alimentos para animais de estimação com o lançamento do alimento para pássaros TRILL. Ainda nesta década a empresa lançou no mercado nacional produtos consagrados, como por exemplo, as marcas de arroz RÁRIS (1981) e UNCLE BEN’S (1984), de alimento para cães FROLIC (1987) e PEDIGREE CHAMP (1989). O início da próxima década foi marcado pelo lançamento da marca de alimento para gatos WHISKAS. Nos anos seguintes a MARS continuou surpreendendo os consumidores brasileiros com lançamentos inovadores, como por exemplo, o arroz UNCLE BEN’S integral em saquinhos (1993), WHISKAS no sabor carne (1994) e atum (1997), além do início da produção dos confeitos M&M’S.

 

No início de 2000, ampliou sua participação no segmento de alimentos iniciando a produção de ervas, especiarias e molhos, após a aquisição da empresa Linguanotto. Pouco depois, em 2001, lançou uma completa linha de especiarias, temperos e pimentas; os chás CASTELLARI; e os molhos para salada UNCLE BEN’S. As mais recentes novidades da marca atendem pelo nome de WHISKAS sachês (2008), molho barbecue MASTERFOODS e M&M’S chocolate branco, ambos introduzidos em 2010. Hoje, a MARS conta com mais de 1.400 associados em cinco unidades, incluindo três fábricas, e comercializa no país algumas das marcas mais populares do mundo, dentre elas: M&M’S, SNICKERS, TWIX, UNCLE BEN’S e os produtos para animais de estimação PEDIGREE e WHISKAS.

 

A marca no mundo
Atualmente a empresa está presente em mais de 120 países ao redor do mundo, registrou vendas superiores a US$ 30 bilhões em 2011, emprega mais de 65.000 em 73 nações e atua nos segmentos de confeitos e chocolates, ração animal, bebidas não alcoólicas, alimentos, temperos e molhos. 11 marcas da empresa faturam mais de US$ 1 bilhão anualmente (M&M’S, SNICKERS, DOVE, MARS, TWIX, EXTRA, ORBIT, UNCLE BEN’S, PEDIGREE, ROYAL CANIN e WHISKAS). A MARS também é uma das líderes globais no segmento de chocolates, sendo proprietária de sete das 20 marcas mais vendidas no mundo.

Você sabia?
 A MARS é a quinta maior corporação americana de capital fechado. Além disso, a empresa ainda é a maior compradora de cacau certificado do mundo.
 Somente nos Estados Unidos a MARS possui mais de 15 fábricas. No Brasil são outras três unidades de produção e mundialmente mais de 100.
 Em 2012 a empresa foi eleita “Anunciante do Ano”, de acordo com o 59º Festival de Criatividade de Cannes Lion, a maior e mais prestigiada premiação de comunicação e propaganda do mundo.