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sábado, 30 de abril de 2016

Club Social

Club Social



CLUB SOCIAL é definitivamente um biscoito democrático. Afinal é possível, e muito comum, vê-lo tanto dentro de lancheiras escolares, mochilas de esportistas, bolsas de madames, e também de pessoas simples, quanto nas pastas de executivos. O biscoito, prático e conveniente, virou uma febre entre os consumidores. O sucesso é facilmente explicável: CLUB SOCIAL é quase uma nova categoria de biscoitos que reúne sabor, preço acessível e uma embalagem única no mercado (prática, individual, fácil de carregar, que garante um biscoito sempre fresco para ser consumido nas mais diversas ocasiões). São diversos sabores inconfundíveis e perfeitos para detonar a fome a qualquer momento.

A história
A famosa marca de biscoito CLUB SOCIAL surgiu no ano de 1963 na Venezuela, desenvolvida e introduzida no mercado pela divisão local da Nabisco, sendo o primeiro biscoito salgado comercializado em embalagem simples (conhecida como single pack) contendo três unidades. Conquistar o mercado de consumo fora do lar também orientou a chegada do CLUB SOCIAL na categoria de biscoitos – 80% deles são apreciados em casa. A subsidiária brasileira descobriu no portfólio mundial da empresa a marca, e apostou na apresentação de embalagens individuais com três unidades, investindo R$ 11 milhões para o lançamento do produto no país. O biscoito, com um toque levemente salgado e amanteigado e ainda importado da Venezuela, foi introduzido no mercado brasileiro no mês de fevereiro de 2000 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.


A Nabisco levou um susto. Sabia do potencial de seu biscoito salgado CLUB SOCIAL, mas não imaginava que o produto virasse uma verdadeira febre de consumo em tão pouco tempo. A empresa viu as prateleiras se esvaziarem e o consumidor ficar na mão e literalmente com água na boca. Em maio o biscoito se esgotou e um mês depois a empresa só conseguiu atender a 60% da demanda. Teve que fazer às pressas um comercial na televisão desculpando-se pela falha logística. Mas foi uma doce falha. A partir daí, o biscoitinho quebrou padrões dentro da empresa. A Nabisco antecipou em um mês a nacionalização do CLUB SOCIAL. Também ampliou a fábrica de Piracicaba (interior de São Paulo), remanejando a produção de cream cracker e deixando uma linha exclusiva para o CLUB SOCIAL. Em poucos meses no mercado o biscoito conseguiu ser o número dois no portfólio da empresa, atrás apenas da linha Trakinas, de bolachas doces recheadas voltadas para o público infantil.


Com a compra da empresa pela gigante americana Kraft Foods, o produto começou a ser distribuído em outras regiões do país. No ano seguinte foi introduzido na região sul. A partir daí, com a força da gigante americana a marca começou a introduzir novidade e inúmeras versões no mercado como o inconfundível fitilho vermelho para facilitar a abertura da embalagem (2002); a versão integral do biscoito, rico em fibras (2003); o biscoito em sua versão doce nos sabores Mel e Cereal e Frutas Vermelhas (2005); a versão MINI CLUB SOCIAL, opção do biscoito em tamanho 9 vezes menor que o tradicional, nos sabores original e pizza (2006); a versão com 0% de gordura trans (2007); o fortalecimento de toda linha com adição de vitaminas B1, B2 e B3, e cálcio (2007); as versões Pizza, Ervas Finas e Peito de Peru (2007); o sabor presunto da versão MINI CLUB SOCIAL (2007); e, em 2008, o CLUB SOCIAL nos sabores queijo e presunto. A diversificação da linha de produtos impulsionou ainda mais o consumo de CLUB SOCIAL.


Outra novidade que estreou nacionalmente em 2009 foram as versões recheada, nos sabores Queijo com Cebola e Queijo com Tomate e Manjericão, depois do sucesso de seu lançamento na região sul do Brasil em setembro de 2008. Essa versão é a combinação de duas lâminas do tradicional biscoito com um recheio salgado, e, que mais recentemente ganhou o sabor queijo provolone (2010), nacho (2011) e pizza (2012).


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por alterações ao longo dos anos. Há poucos anos atrás a marca passou por uma reformulação visual, apresentando seu novo logotipo, que apesar de manter o tradicional formato oval, ganhou uma inclinação e tipografia da letra mais moderna, adquirindo assim uma imagem muito mais impactante.


Os slogans 
Para quem tem fome de algo mais. (2013) 
Inconfundível. (2009) 
Leve o dia numa boa. (2004) 
Legal de levar. (2000)


Dados corporativos
● Origem: Venezuela
● Lançamento: 1963
● Criador: Nabisco (divisão venezuelana)
● Sede mundial: Deerfield, Illinois
● Proprietário da marca: Mondeléz International, Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Irene Rosenfeld
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Biscoitos
● Concorrentes diretos: Tostines (Cream Cracker), Bauducco (Toda Hora e Levíssimo),Nestlé Salclic e Adria (Crackers)
● Ícones: A embalagem individual
● Slogan: Para quem tem fome de algo mais.
● Website: www.clubsocial.com.br

A marca no mundo
A marca tem como mercados principais o Brasil, a região do Caribe, América Central, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Hoje CLUB SOCIAL é a marca líder no mercado brasileiro de salgados (que inclui cream cracker e aperitivos) com 53% de participação em volume, segundo dados ACNielsen (2012). São 15 sabores incrivelmente deliciosos, alguns integrais, outros recheados.

Você sabia?
 A linha de sabores da marca representa 32% do consumo do biscoito e a linha de recheados a 12% do faturamento total.

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