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sexta-feira, 29 de abril de 2016

Tilibra

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A época de volta às aulas é muito marcante na vida dos estudantes, que ficam repletos de expectativas diante das mudanças de um novo ano. A memória da vida escolar registrada em cada objeto ajuda a construir o conhecimento e a personalidade de cada um. Há mais de 80 anos, a TILIBRA está presente nesses momentos com um companheiro inseparável, o caderno. Por meio dele, milhões estudaram, cursaram primário, secundário e universidades. Mas o mais importante, milhões escreveram ensinamentos para uma vida toda. Por isso, a marca se consolidou como líder, presente no dia a dia de crianças, jovens e adultos, e agradando aos mais diversos estilos e necessidades inúmeros outros produtos. 

A história 
Tudo começou no dia 8 de dezembro de 1928 quando o carioca João Batista Martins Coube resolveu vender sua casa e começar seu próprio negócio com uma modesta porta comercial na cidade de Bauru, interior paulista, com o nome de Typografia Brasil. O novo negócio, que empregava quatro funcionários, passou a fabricar cadernos escolares cada vez mais inovadores. Em pouco tempo o prédio ficou pequeno para comportar a expansão da empresa que passou a comercializar também brinquedos, tintas, artigos para escritório e engenharia. Com isso a empresa se mudou para uma sede maior. Já nos anos de 1940 o negócio foi expandido mais uma vez, incluindo não só tipografia, mas também uma livraria. A denominação foi mudada então paraTipografia e Livraria Brasil, se tornando a primeira sociedade anônima da cidade de Bauru. No final desta década, em 1949, ocorreu a inauguração de um moderno prédio de quatro andares, onde a loja ficava localizada no pavimento térreo e a gráfica nos andares superiores.


No início da década de 1950, a empresa já contava com representantes comerciais em onze estados brasileiros, distribuindo seus produtos em boa parte do país, e uma forte política de investimentos em modernas máquinas gráficas. Em 1960, a marca virou um acrônimo formado pelas primeiras sílabas das três palavras que constituíam o antigo nome da empresa, passando oficialmente a se chamar TILIBRA (Tipografia e Livraria Brasil). O início da década de 1970 foi marcado pelo falecimento do fundador. A partir de então seus quatro filhos, Luiz, Henrique, Sérvio e Ruben, deram continuidade ao trabalho iniciado pelo pai, dando início a uma nova fase na história da TILIBRA.


Nos anos de 1980 a empresa consolidou a qualidade dos produtos, investiu constantemente em tecnologia avançada, adotou um marketing agressivo e iniciou o licenciamento de grandes marcas e personagens famosos como Garfield e Snoopy, que passaram a estampar as capas de seus cadernos. A TILIBRA começou a trabalhar com licenciamento ao perceber que o mercado consumidor valorizava a imagem dos personagens e isso poderia agregava valor aos seus produtos. Ainda nesta década a TILIBRA participou da primeira Feira Escolar no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Na década seguinte a empresa assinou contratos de exclusividade para utilizar a imagem de artistas e personagens famosos como Xuxa e Comandos em Ação, além de introduzir marcas próprias como Click e Grafite. Ainda nesta década, em 1995, com a chegada de personagens famosos da Disney como Mickey Mouse, Minnie e Ursinho Pooh, solidificaram ainda mais os diferenciais dos produtos da marca. Em 2003, a empresa criou a marca Jolie, representada por delicadas personagens acompanhadas por animais, que surgiu para atender o desejo de meninas que gostam de produtos delicados e sofisticados e se identificam com a riqueza de detalhes das personagens.


A TILIBRA foi adquirida em agosto de 2004 pela empresa americana MeadWestvaco, líder global em produção e soluções de embalagens, que atuava também no mercado de produtos ao consumidor, materiais de escritório e produtos químicos especiais. Nos anos seguintes, com a marca própria Menininhas (criada em 2002 e representada pelas personagens pré-adolescentes Kizy Lie, Mel, Cléo, Tamy e Luly), a TILIBRA ingressou na área de licenciamento, mas dessa vez como detentora da marca, já que além de ilustrar seus próprios cadernos, passou a trazer faturamento via licenciamento em outras áreas de consumo. Para se ter ideia da importância da marca nesta época, em 2006, quatro em cada dez cadernos vendidos no Brasil eram TILIBRA. Mais de 50% das agendas comercializadas no país também eram da marca. O ciclo de novidades não teve fim na TILIBRA: em 2008, a fabricante lançou calculadoras, grampeadores, quadros brancos, pastas, fitas adesivas, tesouras, colas, massas de modelar, entre outros produtos. Em pleno período de recuperação da crise econômica internacional, a TILIBRA comprou a Grafon’s Company Gráfica, uma fábrica de cartões de expressão social, papéis para presentes e cadernos de alta qualidade.


Não bastava produzir cadernos, agendas e tantos outros produtos escolares e de papelaria. A TILIBRA também resolveu ingressar no mercado de instrumentos de escrita. Canetas, lápis, lapiseiras, giz de cera, marca-texto, corretivos, borrachas e apontadores foram as novidades da empresa para o volta às aulas de 2010. E até produtos eletrônicos, como fones de ouvido, foram adicionados a sua linha de produtos. Em 2012, através de um processo de fusão, a divisão de negócios de papelaria do grupo MWV (incluindo a TILIBRA) juntou-se à ACCO Brands, uma empresa que em mais de 100 anos de história tem sido um dos maiores fornecedores mundiais de produtos para escritório, materiais de consumo e soluções em acabamento de impressão.


Atualmente, a TILIBRA trabalha com marcas próprias (como Menininhas, Jolie Clube e Plush Poison) e licenças de personagens, seriados e artistas (entre os quais Mickey Mouse, Chaves, Toy Story, Betty Boop, Simpsons, My Little Pony, Mônica, Family Guy, Hot Wheels, Carrossel, Chiquititas, Game of Thrones, Transformers, Marvel, entre outros). Seu principal produto, o caderno, é oferecido em diversas versões de 40, 48, 50, 60, 70, 80, 96, 100, 192, 200 e 320 folhas. Além disso, eles são oferecidos com capa dura, estilo fichário, com capas para guardar folhas soltas dentro, com adesivos, pedagógicos (caligrafia, cartografia, aritmética e desenho), dentre outros modelos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo de sua história. Na última delas o logotipo ganhou um tom de azul escuro.


Os slogans 
Quem é fã vai de Tilibra. (2015) 
Tilibra, do jeito que você pensa. 



Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 8 de dezembro de 1928 
● Fundador: João Batista Martins Coube 
● Sede mundial: Bauru, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Tilibra Produtos de Papelaria Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da ACCO Brands Corporation) 
● CEO: Boris Elisman 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 18 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Papelaria 
● Principais produtos: Cadernos, agendas, fichários, lápis e canetas 
● Concorrentes diretos: Bic, Moleskine, Faber-CastellCrayola, Spiral, Foroni e Jandaia 
● Ícones: Os cadernos escolares de capa dura 
● Slogan: Quem é fã vai de Tilibra. 
● Website: www.tilibra.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a TILIBRA é a marca líder e maior fabricante de cadernos do mercado brasileiro, além de atuar no segmento de material escolar (cadernos, estojos, bolsas e acessórios), linha casa (produtos para uso diário, voltados especialmente para o público feminino) e escritório, com seus produtos presentes em papelarias, livrarias e outros estabelecimentos comerciais. Seus produtos são exportados para mais de 18 países como Estados Unidos, Canadá, Chile, Costa Rica, Equador, Paraguai, Argentina, Bolívia, Venezuela, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. Somente no Brasil seus produtos são distribuídos através de 270 mil pontos de venda espalhados em todo o território nacional. 

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