A marca DEL VALLE e suas tradicionais embalagens recheadas de saudáveis néctares naturais estão presentes em geladeiras e mesas de milhões de consumidores de diversos países que se preocupam em beber sucos de frutas de qualidade garantida. Oferecendo opções para todos os momentos do dia, desde o café da manhã até o lanche das crianças, a DEL VALLE se transformou em uma especialista em colocar frutas frescas dentro de caixinhas.
A história
A marca DEL VALLE (sob a denominação Jugos Del Valle) foi fundada pelo italiano Luis Ferruccio Cetto em 1947 no distrito industrial de Vallejo na Cidade do México para produzir e comercializar sucos de frutas naturais, especialmente de uvas, depois de anos de experiência na produção de vinho. Em pouco mais de duas décadas a marca DEL VALLE se tornou extremamente popular entre as famílias mexicanas, muito em virtude da alta qualidade e naturalidade de seus sucos. Em 1978, a empresa foi adquirida pela Família Albarrán, em sociedade com a tradicional empresa americana H.J. Heinz, constituindo-se a razão social Jugos Del Valle S/A de C.V. Pouco depois, em 1982, a marca lançou uma embalagem inovadora: garrafa de vidro de 335 ml. Nesta década a DEL VALLE começou a oferecer sucos de frutas tropicais (como por exemplo, manga, mamão e abacaxi) em sua linha de produtos.
Com a maior oferta de sabores as vendas aumentaram. Na década de 90, a empresa adquiriu uma tradicional indústria de alimentos mexicana, chamada Zacatecas; abriu seu capital na Bolsa de Valores para arrecadar dinheiro com o intuito de modernizar suas fábricas e aumentar a produção de sucos em latas de alumínio; lançou a embalagem cartonada de 2 litros com tampa abre fácil; e criou oficialmente uma subsidiária nos Estados Unidos para atender a necessidade de consumidores hispânicos que queriam produtos tropicais, onde conquistou mercado chegando a ter seu produto principal considerado um dos melhores do país.
Em 1997, a DEL VALLE iniciou suas operações no Brasil, comercializando, inicialmente, sucos naturais de frutas importados do México, mudando hábitos e transformando os sucos prontos em alimentos indispensáveis na vida dos brasileiros. Lançou um produto de qualidade e apresentou um posicionamento atrativo, embasado na ideia de uma vida mais saudável. A esta altura, a DEL VALLE já era a maior empresa de sucos prontos, néctares e bebidas de frutas da América Latina, com ampla e plena aceitação em mercados exigentes como Japão, Rússia, Holanda e Estados Unidos. Pouco depois, no mês de agosto de 1999, a DEL VALLE inaugurou sua primeira fábrica brasileira, na cidade de Americana, interior de São Paulo, considerada uma das mais modernas do mundo em processamento de sucos (com área de 18.000m² e capacidade de produção de 10 milhões de litros por mês) e a mais cara, com investimentos que chegaram a US$ 30 milhões.
No mesmo ano, antecipando uma tendência de mercado, promoveu o lançamento da linha light e também de sucos em lata no mercado brasileiro. Buscando uma diversificação em seu portfólio, no ano de 2000, a empresa introduziu no mercado a Citrus, uma mistura perfeitamente balanceada de frutas (laranja, limão e tangerina), conferindo a essa bebida um sabor único e com alto poder refrescante. No ano seguinte, visando o público infantil com sede de saúde, a DEL VALLE lançou a linha KIDS (embalagens de apenas 200 ml nos sabores morango, pêssego, uva e manga). Nos últimos anos, para consolidar sua liderança, manter e reforçar a imagem de inovação e pioneirismo, a DEL VALLE introduziu novos produtos, como sabores inéditos na linha Clássica, a linha Mix (baseada na mistura equilibrada de frutas tropicais e vegetais, enriquecida com vitaminas B1 e B6) e a linha Soja (introduzida em 2006).
Em 2007, a empresa foi comprada por US$ 380 milhões pela poderosa The Coca-Cola Company. Outra novidade da marca foi o lançamento da nova linha de bebidas DEL VALLE FRUT (sucesso absoluto no México desde 2007), um jeito prático de beber o sabor mais refrescante da fruta; eDEL VALLE PULPY (conhecido no Brasil como DEL VALLE LARANJA CASEIRA), o mais puro néctar da laranja madura e com gominhos nas versões integral e light. No início de 2011, a DEL VALLE se tornou, segundo a The Coca-Cola Company, a primeira marca bilionária da empresa com raízes na América Latina. Desde a aquisição da DEL VALLE pela The Coca-Cola Company, as vendas no varejo da marca mais que dobraram, saltando de menos de US$ 500 milhões para mais de US$ 1 bilhão. Recentemente a marca lançou no mercado brasileiro a linhaMaracujá&Nada e Limão&Nada, suco de fruta sem conservantes. O produto chegou ao mercado em embalagens PET de 300 ml e um litro, envolvidas por um rótulo com ilustrações bem humoradas do cartunista francês Serge Bloch. O portfólio de sucos prontos da marca é composto de 28 sucos, entre néctares, bebidas de frutas e bebida à base de soja. Atualmente os sucos de frutas DEL VALLE podem ser encontrados em inúmeros sabores como manga, maçã, goiaba, pêra, pêssego, caju, laranja, maracujá, uva, abacaxi, entre outros.
O Centro de Estudo e Desenvolvimento de Novos Produtos da DEL VALLE é considerado o maior do gênero na América Latina. Consiste em uma unidade independente com técnicos dedicados em pesquisar novas alternativas de embalagem, assim como novas fórmulas de produtos para os novos mercados, buscando sempre a alta qualidade para serem dignos de merecer a preferência dos consumidores. A DEL VALLE é 100% automatizada, garantindo sempre a máxima qualidade de seus produtos. A tecnologia avançada utilizada elimina a necessidade ou possibilidade de contato humano com o produto em todas as fases de elaboração. Essa mesma tecnologia permite que os produtos, mesmo sem conservantes, tenham prazos de validade bem extensos, superiores a média de similares no mercado.
A evolução visual
Depois da compra da DEL VALLE pela The Coca-Cola Company, eram esperadas mudanças radicais da marca no Brasil e nos países onde a marca estava presente. E isso ocorreu em 2009, no Brasil, quando a empresa anunciou a fusão das marcas SUCOS MAIS/MINUTE MAID, KAPO (bebidas de néctar para crianças) e DEL VALLE. A união dessas marcas criou a DEL VALLE MAIS e a DEL VALLE KAPO. A DEL VALLE passou, a partir desse momento, ser a marca guarda-chuva de sucos prontos para beber. As opções de bebidas leves de fruta (morango, abacaxi, maracujá, laranja e uva), que construíram o sucesso da marca entre a garotada, continuaram com suas fórmulas originais, sem conservantes, e enriquecidas com cálcio. Outra mudança importante foi feita em relação à identidade visual da marca DEL VALLE. Os novos logotipos das linhas eram modernos e mais agressivos. Além disso, as embalagens passaram a contar com a inserção da logomarca da The Coca-Cola Company, impressa com destaque na frente das embalagens de todos os produtos DEL VALLE.
Em 2011, iniciando uma estratégia global de marca, a linha de sucos da empresa em vários países ganhou uma nova identidade visual mais homogênea. As embalagens também passaram por modificações. Com imagens de folhas e frutas, o novo visual reforçava o conceito de naturalidade dos produtos e trazia para o consumidor uma nova informação: a quantidade média de frutas utilizadas para obter o suco presente em cada embalagem. Segundo a empresa, o néctar de pêssego, por exemplo, conta com a polpa de seis unidades médias da fruta na caixa de um litro. Já o sabor uva teria aproximadamente 4.5 cachos. Em 2013 a marca apresentou sua nova identidade visual para o mercado brasileiro, que ganhou uma nova tipografia e cor, alinhadas à identidade global de sucos da empresa. O tradicional vermelho foi substituído pelo preto, presente em produtos de países como Andina (Chile), Frugos (Peru), Cepita (Argentina) e Minute Maid (Estados Unidos).
Aliás, foi a marca americana que ditou todo o alinhamento da identidade visual de sucos da empresa, incluindo a tipografia de letra.
Já em relação as embalagens, que deixaram de ser totalmente vermelha em 2011, a mudança foi apenas no logotipo.
Os slogans
O segredo é carinho. (2011)
Agora ficou mais fácil viver com qualidade. (2009)
Natural na vida. (2006)
Disfruta Del Valle. (mundial)
Dados corporativos
● Origem: México
● Fundação: 1947
● Fundador: Luis Ferruccio Cetto
● Sede mundial: Cidade do México, México
● Proprietário da marca: The Coca-Cola Company
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: Muhtar Kent
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 9
● Presença global: 15 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentação
● Principais produtos: Sucos de frutas
● Concorrentes diretos: Tropicana, Maguary e Su-Fresh (Brasil)
● Slogan: O segredo é carinho.
● Website: www.delvalle.com.br
A marca no mundo
A DEL VALLE, maior indústria de sucos prontos para beber da América Latina e uma das maiores do mundo em variedade de sabores e diversificação de embalagens (em caixa de vários tamanhos e latas), atende o mercado mexicano e também está presente em mais de 15 países como Brasil, México, Colômbia, Equador, Venezuela, Chile, Argentina, entre outros.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 11/4/2013
20.6.06
MINUTE MAID
Uma bebida à base de suco de laranja igual ao espremido na hora, com a praticidade de um produto pronto para beber. A marca MINUTE MAID, líder mundial em sucos de frutas naturais, especialmente de laranja, está presente em muitas geladeiras e mesas de cafés da manhã ao redor do mundo.
A história
Tudo começou em 1945 quando após três anos de pesquisas utilizando o método de embalagem à vácuo para sucos de laranja concentrado em pó, o National Research Corporation (NCR) da cidade de Boston, fundou a empresa Florida Foods Corporation, com o executivo Jack Fox no comando, para produzir e vender o produto até então inédito. Com um contrato lucrativo com o governo americano em mãos, cerca de US$ 750 mil, a nova empresa começou a fornecer suco de laranja em pó para abastecer as tropas do exército em pleno período da Segunda Guerra Mundial. Porém, com o fim do conflito o governo americano cancelou o contrato e a empresa não queria perder todo o investimento feito na enorme fábrica. Era preciso encontrar outra alternativa para seu produto.
A história
Tudo começou em 1945 quando após três anos de pesquisas utilizando o método de embalagem à vácuo para sucos de laranja concentrado em pó, o National Research Corporation (NCR) da cidade de Boston, fundou a empresa Florida Foods Corporation, com o executivo Jack Fox no comando, para produzir e vender o produto até então inédito. Com um contrato lucrativo com o governo americano em mãos, cerca de US$ 750 mil, a nova empresa começou a fornecer suco de laranja em pó para abastecer as tropas do exército em pleno período da Segunda Guerra Mundial. Porém, com o fim do conflito o governo americano cancelou o contrato e a empresa não queria perder todo o investimento feito na enorme fábrica. Era preciso encontrar outra alternativa para seu produto.
Foi então que decidiu vender suco de laranja concentrado e congelado para o público em geral, através de um processo que eliminava 80% da água, deixando o suco muito mais saboroso. Agora que a empresa tinha um novo produto era preciso um nome que seduzisse os consumidores. E o nome escolhido, sugestão de uma agência de publicidade da cidade de Boston foi MINUTE MAID. Afinal, além da empresa ter sua origem na cidade de Boston, famosa pelo “Minutemen” (como são chamados os milicianos da guerra de independência dos Estados Unidos), o nome refletia a conveniência e o rápido preparo do produto.
Finalmente no dia 15 de abril de 1946 o primeiro carregamento de suco de laranja da marca MINUTE MAID era enlatado com gelo e sal na fábrica localizada na cidade de Plymouth, estado americano da Flórida, principal produtor de laranja do país. Enquanto isso, todos os funcionários da empresa estavam se esforçando ao máximo para produzir cerca de 2.500 caixas de suco de laranja que haviam sido vendidas para um comerciante de alimentos na cidade de Washington, e seriam distribuídas no restaurante The Hot Shoppe. Porém, eles enfrentavam a grande dificuldade de transformar o suco de laranja enlatado em um produto comercial. Foi então que Jack Fox resolveu encher de gelo a caçamba de um caminhão e colocar latas de MINUTE MAID para serem distribuídas de graça de porta em porta em sua cidade natal, Hingham, localizada no estado americano de Massachusetts. Não demorou muito para o produto estar nas prateleiras das lojas e supermercados da cidade e arredores. E rapidamente sumir. Era o começo de um enorme sucesso.
Em 1948, o produto foi apresentado através do popular programa de rádio Bing Crosby, que sempre elogiava seu sabor fresco, tornando-se nacionalmente conhecido. Nos anos seguintes os sucos MINUTE MAID já estavam disponíveis em muitas cidades americanas fazendo um enorme sucesso devido ao seu sabor rico e concentrado, muito similar ao suco feito na hora. Em 1960 o sucesso do produto chamou a atenção de outras grandes corporações, e a empresa, que se chamava agora THE MINUTE MAID COMPANY, foi comprada pela poderosa The Coca-Cola Company. No ano seguinte, além de se beneficiar do eficiente sistema de distribuição da nova proprietária, um novo método de produção ressaltava ainda maior o frescor e o sabor do suco.
Em 1965, alterou o desenho de suas embalagens para se destacar de seus competidores, introduzindo as novas embalagens na cor preta. Na década seguinte a empresa iniciou a chamada “Juices War” (“Guerra dos Sucos”), uma verdadeira batalha pelo mercado americano de sucos naturais entre a MINUTE MAID e a TROPICANA, pertencente a rival PepsiCo. A marca MINUTE MAID começou a se desenvolver para todos os lados e vários segmentos, e em 1984 a gama de produtos já era enorme: além do tradicional suco de laranja, possuía suco de laranja com menor grau de acidez, suco de laranja com mais polpa, suco de laranja e abacaxi, suco de tangerina, suco de maça, suco de uva, limonada e sucos de frutas misturadas. Em 1996, uma parceria com a francesa Danone, possibilitou a produção e distribuição dos sucos em muitos países do continente europeu, mercado até então inexpressivo para a marca americana.
A marca ingressou no mercado brasileiro em 2006, depois da compra da empresa Suco Mais (fundada em 2002) pela The Coca-Cola Company no ano anterior. Não demorou muito para assumir o nome MINUTE MAID MAIS, em fevereiro de 2006, lançando no mercado brasileiro uma linha de sucos com 15 opções de sabores de frutas 100% naturais e com alto teor de polpa. Porém, com a compra da Del Valle, os sucos de frutas no Brasil passaram a ter nova identidade e ostentar a marca mexicana. Recentemente, em 2010, a marca lançou no mercado americano suas novas embalagens, muito mais modernas.
A linha do tempo
1969
● Lançamento da maior embalagem de sucos do mercado na época contendo 16-ounce (meio litro).
1973
● Lançamento do suco de laranja MINUTE MAID READ-TO-DRINK (pronto para beber).
1980
● A marca se expande além do suco de laranja com o lançamento dos sabores LEMONADE(limão) e FRUIT PUNCH (mistura de várias frutas, entre elas maçã, abacaxi e pêra).
1987
● Lançamento da embalagem de 1 litro do suco pronto para beber e do suco de laranja enriquecido com Cálcio, uma grande novidade na época.
1989● Lançamento do suco de laranja sem polpa.
1990● Lançamento do MINUTE MAID JUICES TO GO, uma linha de sucos prontos para beber em convenientes garrafas plásticas individuais.
1997
● Lançamento do MINUTE MAID PREMIUM 100% PURE, uma linha de suco de laranja com sabor e refrescância muito similar a um preparado na hora.
2003
● Lançamento do suco de laranja fortificado com Cálcio e vitamina D.
2004● Lançamento do MINUTE MAID LIGHT, uma linha de sucos com baixas calorias.
● Lançamento do MINUTE MAID HEART WISE, suco de laranja contendo esteróis de plantas, que ajudam a baixar o colesterol. Tornou-se o primeiro suco de laranja com propriedades de redução do colesterol clinicamente comprovadas.
2006● Lançamento do MINUTE MAID ORANGEADE, suco feito com laranjas naturais.
● Lançamento da MINUTE MAID FRUIT FALLS, uma água com sabor de frutas contendo apenas 5 calorias, direcionadas para crianças.
2007
● Lançamento do MINUTE MAID MULTI-VITAMIN, sucos naturais enriquecidos com 16 vitaminas e minerais essenciais para uma boa nutrição.
● Lançamento do MINUTE MAID ACTIVE, suco de laranja enriquecido com Glucosamina, substância que ajuda na prevenção de várias doenças.
● Lançamento, no Brasil, do MINUTE MAID MAIS LARANJA CASEIRA, o primeiro néctar pronto para beber feito com gominhos da laranja fresca, contendo 67% de suco natural, a mais alta concentração do mercado.
2010
● Lançamento do MINUTE MAID ENHANCED JUICES, uma nova linha de sucos de frutas enriquecidos com ingredientes nutricionais.
A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas modificações. A mais recente delas, ocorrida em 2009, o logotipo ganhou ares mais modernos e um visual que remete ao “natural”.
Os slogans
Your Hometown Juice Brand. (2009)
There’s Goodness in Every Minute.
For moms who know. (2003)
Someone had their Minute Maid today. (2002)
The feeling lasts all day. (2001)
Squeeze the day. (2000)
Nobody squeezes juice the way we do. (1984)
Make sure. Make it Minute Maid. (1980)
Light on Calories. Loaded with Taste. (Minute Maid Light)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1945
● Criador: National Research Corporation
● Sede mundial: Sugar Land, Texas
● Proprietário da marca: The Coca-Cola Company● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: E. Neville Isdell● Presidente: J. Alexander M. Douglas Jr.● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 15
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 1.900
● Segmento: Bebidas não alcoólicas
● Principais produtos: Sucos de frutas● Principais concorrentes: Tropicana, Del Valle e Ocean Spray
● Slogan: Your Hometown Juice Brand.
● Website: www.minutemaid.com
A marca no mundo
Atualmente a linha de produtos da marca MINUTE MAID, que oferece mais de 100 sabores e variedades, é comercializada em 100 países ao redor do mundo. A empresa tem 2.200 funcionários e 15 fábricas, sendo seis delas nos Estados Unidos, duas no Canadá e unidades em países como Porto Rico, África do Sul, França, Espanha, Holanda, Japão e Brasil.
Você sabia?
● Os sucos e bebidas da MINUTE MAID são vendidos sob a marca CAPPY em países da Europa Central e FRUITOPIA na Alemanha.
● No México existe uma linha de leites e bebidas derivadas com a marca MINUTE MAID NUTRI+.
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