busca dicionario

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Net

Net



Ser a melhor solução em múltiplos serviços via cabo, conectando pessoas de suas casas com o mundo para a operadora NET não é apenas um lema. É, sim, seu principal objetivo, conectar seus clientes, seja via computador, telefone, TV ou qualquer outro meio, sem que tenham que sair de seus sofás, a um mundo de entretenimento, notícias e conhecimentos jamais vistos. 

A história 
A empresa iniciou suas operações no dia 12 de dezembro de 1991, através da aquisição de pequenas operadoras de TV a cabo, já existentes no mercado, e de licenças operacionais para diversas localidades. A primeira operadora adquirida situava-se em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e na época possuía aproximadamente 100 assinantes. Até 1993, foram adquiridas sete operadoras/licenças, sendo seis delas no estado de São Paulo e uma no estado de Goiás, cada uma com aproximadamente 2.000 assinantes. À medida que o negócio se desenvolveu, tornou-se necessário encontrar sócios estratégicos que pudessem injetar dinheiro e experiência de programação. Assim, ao longo de 1993, dois novos sócios, Globopar e Ralph Partners II, se juntaram ao sócio original, Antônio Dias Leite. Neste momento a empresa foi rebatizada comoNET SERVIÇOS, surgindo oficialmente a primeira operadora de sistemas de televisão por assinaturas do país.


Também foi constituída a NET BRASIL, responsável pela aquisição e distribuição da programação. Ao longo dos próximos três anos, a empresa intensificou a construção de sua rede de cabos, adquiriu outras operadoras - incluindo a NET Belo Horizonte, NET Anápolis e NET Piracicaba, bem como aumentou sua participação na NET Rio, tornando-se a maior operadora de sistema múltiplo de televisão por assinatura (MSO) do país. Em setembro de 1998, os principais ativos, passivos e operações da Globo Cabo Participações S.A., subsidiária integral e operadora de MSO da Globo Cabo Holding, foram incorporados à empresa. Como resultado, a Globo Cabo Holding aumentou sua participação acionária na empresa. Até o início do novo milênio a empresa viu sua base de assinantes crescer rapidamente ultrapassando milhões de usuários.


Em 17 de julho de 2000, a Globo Cabo comprou a VICOM, empresa privada nacional que possuía mais de três mil estações terrenas de telecomunicação por satélite instaladas no Brasil. Através desta operação, a empresa deu um importante passo para a entrada no mercado de transmissão de dados. A aquisição permitiu que a NET explorasse as sinergias resultantes da combinação da sua extensa rede de cabos urbana com a rede de satélites da VICOM. A tecnologia desenvolvida com o VÍRTUA (a internet em alta velocidade da NET, com acesso feito através de uma rede de cabos planejada e construída com a mais avançada tecnologia, a mesma que distribui os sinais da TV por assinatura) teve um papel importante na diversificação dos produtos oferecidos para a significativa base de clientes corporativos da VICOM. Em setembro, a NET Sul (segunda maior operadora de cabo do país), que contava com mais de 374 mil assinantes e 1.125 mil domicílios cabeados, também foi incorporada pela empresa. Em maio de 2002, houve a alteração de sua denominação social para NET Serviços de Comunicação S.A., tendo como principal objetivo associar o nome da empresa à marca pela qual ela era reconhecida pelos seus clientes e enfatizar a sua preocupação com a qualidade dos serviços prestados ao assinante.


Em 2005, procurando novas oportunidades para expansão, a NET desenvolveu novos canais de vendas, como as feitas por meio do mercado de varejo e departamento de venda em condomínio, e passou a ser mais agressiva com um call center ativo. A empresa mexicana Telmex adquiriu 49% de participação nos negócios. Nesta época o serviço de TV por assinatura tinha mais de 1.4 milhões de assinantes e o serviço de banda larga (VÍRTUA), contava com mais de 250 mil assinantes, sendo o único do país a oferecer a tecnologia Double Flash, que garantia ao usuário a mesma velocidade tanto no envio como no recebimento de dados. Nos anos seguintes a empresa introduziu novos e revolucionários serviços como o NET FONE VIA-EMBRATEL, serviço de telefone que utiliza tecnologia VoIP, onde é possível fazer ligações locais, nacionais e internacionais junto a internet banda larga; o NET LAR, que oferecia um conjunto de serviços para ajudar o assinante a resolver os problemas do dia-a-dia da sua casa e tirar o máximo de proveito dos produtos NET, ao telefone, aproveitando o máximo da NET Digital, navegando com muito mais segurança e podendo compartilhar a mega-velocidade do NET VÍRTUA; a NET DIGITAL, que oferecia a melhor experiência em assistir TV, com muito mais programação, qualidade de imagem e som digital e muita interatividade pelo controle remoto; o NET COMBO(internet banda larga + telefonia + TV por assinatura); a NET DIGITAL HD, que possui todos os recursos da NET Digital, com o diferencial de uma aparência mais atraente, incluindo os canais Globosat HD e Telecine HD com 100% da programação em alta definição; e a NET DIGITAL HD MAX; que possui todos os recursos da NET Digital HD, incluindo a programação exclusiva em alta definição, porém inclui a mais uma memória na qual é possível gravar qualquer programa para armazenar em vários tipos de pasta, sendo possível ainda pausar, retroceder, avançar e dar replay em qualquer canal, quer seja em uma gravação ou ao vivo.


Em 2010, a NET expandiu a oferta do serviço HD para importantes cidades, como Manaus (AM), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Londrina (PR), Jundiaí (SP), Piracicaba (SP) e Sorocaba (SP). Em 2011 a NET se colocou como empresa diferenciada, que busca inovação e foi pioneira na entrega de soluções aos clientes. “Para os NETS, é agora” foi o novo posicionamento adotado pela marca. Suportando esta promessa, estavam as ultravelocidades de banda larga, chegando a 100 Mega; o serviço de vídeo sob demanda NET NOW e o Combo Multi, que revolucionou o mercado como a primeira oferta conjunta de telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura. A oferta do Combo Multi foi proporcionada pela sinergia entre as empresas do grupo América Móvil, no Brasil: ClaroEmbratel e NET. Em 2012, com foco na conquista de participação de mercado, a NET passou a operar em novas cidades do país. O ano foi marcado como o pontapé inicial na estratégia de expansão geográfica e investimento intenso para qualidade na prestação de serviços. Ainda este ano, a empresa consolidou-se como líder em internet banda larga no Brasil, com aproximadamente 5.1 milhões de usuários.


No final de 2014, a empresa foi incorporada pela Claro (mas manteve a marca NET), que juntamente com a Embratel são controladas pelo grupo mexicano América Móvil, líder em serviços de telecomunicações na América Latina e um dos quatro maiores grupos de telefonia móvel do mundo. A empresa mexicana pertencente a Carlos Slim Helú, considerado o rei Midas das telecomunicações e um dos maiores bilionários do mundo, com uma fortuna estimada pela revista Forbes em 2016 no valor de US$ 50 bilhões.


A linha do tempo 
2000 
 Lançamento do NET VÍRTUA
2003 
 Lançamento do NET CLUBE, um programa de fidelidade que recompensa o assinante, estimulando-o na utilização e na compra dos serviços oferecidos pela empresa. 
 A antiga Revista da NET e o guia de programação foram reformulados, e desde abril, a empresa passou a oferecer aos seus assinantes a Revista Monet e um super guia de toda sua programação. A revista continha aproximadamente 80 páginas, através das qual o leitor tinha acesso, mensalmente, desde entrevistas até indicações dos melhores restaurantes e hotéis. Já o super guia era composto por mais de 100 páginas coloridas com as grades de todos os canais e editorial com os principais destaques da programação fornecida. 
2004 
 Lançamento da NET DIGITAL, iniciando um trabalho de reformulação da sua grade de programação, investindo em novas ofertas de conteúdo e em novos canais exclusivos. 
2005 
 Lançamento dos canais HBO, Cinemax, Max Prime, FOX Life e Speed Channel em sua grade de programação. 
2006 
 Lançamento, no mês de abril, do NET FONE VIA-EMBRATEL, marcando a entrada da empresa no mercado de “triple play” (oferta conjunta de serviços de vídeo, voz e dados). O produto funcionava como uma linha telefônica convencional e permitia aos usuários efetuarem ligações locais, interurbanas e internacionais para qualquer aparelho fixo ou celular. 
 Lançamento dos canais The History Channel, A&E e TV Rá Tim Bum em sua grade de programação. 
2007 
 Lançamento do NET COMBO, serviço onde através de um único cabo é possível receber TV, internet e telefone. 
 Lançamento do NET LAR, constituído por um conjunto de soluções de conveniência que ia desde chaveiro, encanador e proteção para computadores até a montagem de uma rede doméstica de computadores (com ou sem fio). 
 Lançamento do NET LAR CONFORTO, pacote de serviços que fornecia as seguintes facilidades: mudança de endereço gratuita; troca de local dos pontos instalados na residência; treinamento de uso e explicações no local; instalação da NET Digital com cabos óticos de áudio, cabo s-vídeo ou vídeo componente. 
 Lançamento do NET LAR CYBER ANJO, solução de segurança web oferecida em parceria com a F-Secure. O usuário tinha recursos como detecção e remoção de vírus; monitoramento de arquivos provenientes de disquetes, CSs, Internet e e-mail; detecção e remoção de spyware; firewall e atualizações. 
2008 
 Lançamento do NET COMBO HD MAX, composto pela programação Globosat exclusiva em alta definição, gravador digital, internet banda larga com 12 Mbps de velocidade e duas linhas de NET Fone via Embratel. Além destes serviços, os assinantes do pacote contavam ainda com NET Lar Cyber Rede, NET Lar Cyber Anjo, Roteador Wi-Fi NET Gear e dois pontos extras digitais. 
● Lançamento do novo portfólio de banda larga do NET VÍRTUA, que passou a oferecer velocidades de 3, 6 e 12 Mbps. 
 Lançamento NET VÍRTUA 5G, a 5ª geração do serviço de banda larga que permitia ultra-velocidade de acesso à rede através do sistema de gerenciamento de frequências de rede. 
 Lançamento de cinco novos canais em sua grade de programação: Megapix, TCM, Animax, Sci Fi e Discovery Travel & Living. 
2009 
 Lançamento de dois novos canais no sistema HD (Alta Definição): Telecine HD e FOX+NatGeo HD. 
2010 
 Em fevereiro, no Rio de Janeiro, durante os desfiles das escolas de samba, a empresa realizou a primeira transmissão ao vivo em HD 3D do Brasil. 
 Disponibilizou em banda larga as novas velocidades de 10, 20, 50 e 100 Mega. 
 Lançamento da primeira linha telefônica sem assinatura do mercado. O cliente pagava apenas pelas ligações realizadas, sendo que chamadas de NET para NET continuavam gratuitas e ilimitadas para todos os clientes do NET Fone via Embratel. 
2011 
 Lançamento do serviço NOW, que permite uma experiência única e exclusiva, com acesso a um imenso e variado catálogo de conteúdo, com a melhor qualidade disponível e de forma absolutamente personalizada, uma vez que cada assinante escolhe o quê e quando assistir. Inicialmente, eram mais de 2 mil títulos, entre conteúdos pagos (principalmente filmes) e gratuitos (conteúdos veiculados pelos canais que fazem parte do pacote do cliente). Hoje são mais de 30.000 títulos e diversos conteúdos em HD e 3D, para alugar ou assistir quantas vezes quiser durante 48 horas. O serviço tem o slogan “Do seu jeito, no seu tempo e onde estiver”
2013 
 Lançamento do NET VÍRTUA WI-FI, que oferece acesso gratuito à internet em locais públicos para clientes NET.
2014 
 Foi uma das primeiras a transmitir, em parceria com o canal fechado SporTV, um jogo da Copa do Mundo FIFA em 4K no Brasil. A transmissão foi pelo canal 704 em caráter experimental apenas para convidados e clientes (apenas com equipamento NET ULTRA HD e televisão 4K) exibindo o jogo entre Colômbia e Uruguai.


Os canais 
O serviço de TV por assinatura da NET oferece a maior variedade de canais do mercado brasileiro, incluindo mais de 30 canais de música, canis de jogos e entretenimento total através dos mais de 215 canais de TV (entre os quais aproximadamente 75 em Alta Definição), além dos canais pay-per-view:
01 Now 
03 a 26 canais abertos e obrigatórios 
28 Polishop 
29 Shoptime 
30 NET TV 
35 Off 
37 Sportv 3 
38 Sportv 2 
39 Sportv 
40 Globo News 
41 GNT 
42 Multishow 
43 Viva 
44 +Globosat 
50 E! 
51 FOX Life 
52 TLC 
53 Arte 1 
55 Discovery Home & Health 
56 Curta! 
58 FISH TV 
65 Woohoo 
70 ESPN Brasil 
71 ESPN 
73 FOX Sports 
74 FOX Sports 2 
75 Band Sports 
78 Record News 
79 Band News 
84 Discovery Turbo 
85 Discovery Science 
86 Discovery Civilization 
87 Futura 
101 Gloob 
103 Nickelodeon 
105 Disney XD 
106 Disney JR 
107 Nick Jr. 
108 Boomerang 
110 Tooncast 
120 BIS 
121 MTV 
122 Play TV 
123 Music Box Brazil 
126 VH1 Megahits 
130 Universal Channel 
131 FOX 
133 Sony 
134 FX 
135 AXN 
136 TBS 
138 A&E 
139 ID 
140 Syfy 
141 Lifetime 
150 Canal Brasil 
151 TNT 
152 Megapix 
154 Space 
155 Cinemax 
156 Prime Box Brazil 
157 Studio Universal 
158 Paramount 
159 TCM 
162 Telecine Action 
163 Telecine Touch 
164 Telecine Fun 
165 Telecine Pipoca 
166 Telecine Cult 
171 HBO 
172 HBO 2 
173 HBO Plus 
174 HBO Plus*e 
175 HBO Family 
176 HBO Signature 
177 Max Up 
178 Max 
179 Max Prime 
180 Max Prime*e 
184 Novo Tempo 
185 Canal Rural 
201 Bloomberg TV 
203 RAI International 
204 TV5 Monde 
205 TVE International 
206 DW-TV 
207 NHK World Premium 
208 SIC International 
209 TV Korea 
221 Premiere Clubes 
251 TV Climatempo 
281 Playboy TV 
282 Sextreme 
284 Venus 
285 Sexy Hot 
500 NET TV HD 
501 Globo HD 
505 Band HD 
508 Redetv! HD 
509 SBT HD 
516 Cultura HD 
519 Record HD 
535 Off HD 
537 SporTv 3 HD 
538 SporTv 2 HD 
539 SporTv HD 
540 GloboNews HD 
541 GNT 
543 Viva HD 
544 +Globosat HD 
542 Multishow HD 
552 TLC HD 
555 Discovery Home & Health HD 
570 ESPN Brasil HD 
571 ESPN HD 
572 ESPN+ HD 
573 FOX Sports HD 
574 FOX Sports 2 HD 
575 Band Sports HD 
576 EI Maxx HD 
577 EI Maxx 2 HD 
578 MAX HD 
579 MAX Prime HD 
581 Discovery Channel HD 
584 Discovery Turbo HD 
590 BBC Earth HD 
591 NATGEO WILD HD 
592 Discover Theater HD 
593 Discovery World HD 
594 H2 HD 
600 Discovery Kids HD 
601 Gloob HD 
602 Disney Channel HD 
604 Cartoon Network HD 
620 BIS HD 
621 MTV HD 
625 VH1 HD 
630 Universal Channel HD 
631 FOX HD 
632 Warner Channel HD 
633 Sony HD 634 FX HD 
635 AXN HD 
638 A&E HD 
639 ID HD 
643 TNT Séries HD 
650 Canal Brasil HD 
651 TNT HD 
652 Megapix HD 
654 Space HD 
655 Cinemax HD 
658 Paramount HD 
661 Telecine Premium HD 
662 Telecine Action HD 
663 Telecine Touch HD 
664 Telecine Fun HD 
665 Telecine Pipoca HD 
666 Telecine Cult HD 
671 HBO HD 
672 HBO 2 HD 
673 HBO Plus HD 
675 HBO Family HD 
676 HBO Signature HD 
677 MAX Up HD 
721 Premier Clubes HD


Campanhas que fizeram história 
Ele fez mais sucesso do que muitos atores globais. De abril de 2006 a 2010, o coronel Boris Tutchenko (interpretado pelo ator Álvaro Thuller), um russo gordo e bonachão, e seu bordão“Skawurzska!”, estiveram constantemente na TV, quase sempre em horário nobre. Também apareciam à exaustão em anúncios de jornais, revistas e na internet. Sempre em cenas hilárias e bem-humoradas, o coronel se transformou em um dos personagens mais populares da publicidade brasileira. Em um dos muitos comerciais da campanha, denominada “O Mundo é dos NETs”, mostra bem esta intenção de bom-humor: as calças do coronel se rasgam e ele diz:“Ninguém é mais flexível do que a NET, nem essas calças. “Skawurzska!”. Reconhecida também pelo mercado, a campanha figurou sete vezes consecutivas entre as 10 preferidas, segundo pesquisa do Datafolha.


Os números comprovaram o resultado positivo: em 2007, a NET computou 2.4 milhões de assinantes de TV por assinatura. A campanha conseguiu diferenciar a NET de seus concorrentes e conquistar atributos como inovação, qualidade, tecnologia e preocupação em oferecer soluções completas. Em uma das últimas fases da campanha, que utilizava o slogan “Saia da Sibéria”, mostrava duas imagens em contraposição: uma de um “lugar de quem é NET”, onde aparecia o coronel Tutchenko em um ambiente confortável e quente, rodeado de pessoas felizes que contavam os benefícios oferecidos pela empresa. Na imagem em contraponto, ou seja, o lugar“onde ninguém é NET”, o ambiente era coberto de neve e sem nenhum conforto. A mensagem terminava com a frase “Na Sibéria, não tem nada disso”.


Mais recentemente, no início de 2015, a NET apresentou um monstro azul e bonachão para representar o conceito “A NET Ganhou Pernas”, da campanha “O mundo é novo. O mundo é dos NETS”. Tudo para comunicar que os principais conteúdos da NET podiam ser acessados de qualquer smartphone, tablet ou computador portátil, por meio do aplicativo NET NOW, plataforma de vídeo sob demanda da empresa. Um dos filmes mostrava um personagem fictício do universo infantil, que interagia com uma família e agora pode sair da TV de casa para ser visto em qualquer lugar graças à NET. As peças reforçavam que os clientes vivem o mundo que está acontecendo agora, com acesso às últimas inovações tecnológicas. Desde sua concepção até a parte robótica, o simpático monstro foi criado pela Legacy Effects (de Los Angeles), produtora de personagens famosos como Alien, Avatar, Homem-Aranha, o Homem de Ferro, entre outros.


A evolução visual 
A identidade visual da NET passou por reformulações radicais ao longo dos anos. No início de 2010, a NET re-estilizou sua marca. A evolução da identidade visual modernizou a apresentação da marca, acompanhando seu crescimento. A nova identidade também representava velocidade, tecnologia, interatividade e proximidade com o consumidor. Mantendo o destaque para a letra “E”, tudo isso foi traduzido nas formas retilíneas da letra no nome NET em formato 16:9, como uma imagem HD (widescreen), e com contornos arredondados. Em relação às cores, a leitura foi simplificada com a retirada do degradê e adotada uma nova tonalidade de azul.


Os slogans 
Para os NETs, é agora. (2011) 
O mundo é dos Nets. (2005) 
Sempre um bom programa.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 12 de dezembro de 1991 
● Fundador: Antônio Dias Leite 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Claro Telecom Participações S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da America Movil S.A.B. de C.V) 
● Presidente: José Guaraldi Félix 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 9.9 milhões 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 16.000 
● Segmento: Telecomunicações 
● Principais produtos: TV a cabo, internet banda larga e telefone (fixo e móvel) 
● Concorrentes diretos: TIMVivo, Oi, SKY e Algar 
● Slogan: O mundo é dos Nets. 
● Website: www.netcombo.com.br 

A marca no Brasil 
A NET é a maior empresa de serviços de telecomunicações e entretenimento via cabo da América Latina e uma das 10 maiores operadoras de cabo do mundo. Presente em todos os estados do país e em mais de 150 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília e Goiânia, oferece serviços de TV por assinatura, internet banda larga, telefonia fixa e telefonia móvel. A empresa disponibiliza mais de 60 opções de NET COMBO (combinações de TV, internet e telefonia). Com mais de 50% do mercado de TV por assinatura, a NET possui uma rede que atinge mais de 9.9 milhões de domicílios. A empresa possui ainda aproximadamente 6 milhões de assinantes de internet em banda larga e 3.5 milhões de assinantes de serviços de voz (NET FONE). 

Você sabia? 
 Sua rede de cabos tem aproximadamente 50 mil quilômetros de extensão e atende mais de 10 milhões de domicílios. Isto é o resultado de um investimento anual superior a R$ 1 bilhão. 
 O Grupo Globo saiu definitivamente do comando da NET por causa da nova lei da Anatel, que entrou em vigor a partir de setembro de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário