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terça-feira, 10 de maio de 2016

Colgate



Sorria. Se o seu sorriso parecer saudável, muito provavelmente, a responsável por isso seja a COLGATE. Há mais de 200 anos a marca vem distribuindo sorrisos brilhantes e saudáveis em milhões de bocas pelo mundo afora.

A história
A empresa foi fundada em 1806 por William Colgate, um jovem imigrante inglês que iniciou seu pequeno negócio de sabonetes, gomas e velas, instalado na Rua Dutch na cidade de Nova Iorque. Decidido a fabricar e a comercializar produtos até então tradicionalmente feitos em casa, ele apostou forte na alta qualidade, baixo preço e fórmula certa para conquistar as consumidoras americanas. No ano seguinte, Francis Smith entrou na sociedade da fábrica que passou a se chamar Smith & Colgate. A sociedade foi desfeita em 1813 quando William chamou seu irmão, Bowles, para ser seu novo sócio. A empresa passou então a se chamar William Colgate & Co.Revelando, desde o início, uma forte orientação para a comunicação, William, em 1817, deu início a uma arrojada e inovadora campanha de divulgação, anunciando os seus produtos em jornais com a campanha “Soap, Mould and Dipt Candler” e colando cartazes pelas ruas da cidade.


Poucos anos depois, ele e seu cunhado, John Gilbert, construíram uma fábrica de cola nos arredores da cidade de Jersey. Os principais produtos fabricados na época eram sabonetes (Windsor Toilet Soaps) e gomas (Pearl Strach). No fim da década de 20 a empresa iniciou um período de expansão internacional e, em diversos países, surgiram filiais, desenvolvendo as principais atividades de comercialização e industrialização, na conquista dos mercados emergentes.


A COLGATE & COMPANY, assim designada após a morte do seu fundador em 1857, lançou no mercado, no ano de 1866, o seu primeiro sabonete cosmético perfumado – chamado “Cashmere Bouquet” - que, até finais dos anos 1980, encontrava-se ainda na preferência de muitos consumidores americanos, o que significa que o seu sucesso se estendeu durante cerca de 120 anos. As inovações urgem e, em 1873, a empresa lançou o produto que viria revolucionar sua imagem - o creme dentrífico Colgate (conhecido hoje em dia como pasta de dente). Inicialmente comercializado em potes, era uma pasta cremosa e aromática, que a partir de 1896 passou a ser embalada em tubos flexíveis de estanho, muito semelhantes aos que conhecemos atualmente. Nesse mesmo ano, foi estabelecido o primeiro laboratório de pesquisa COLGATE. Uma década mais tarde, em 1906, a empresa celebrou seu centenário com uma linha de produtos que oferecia mais de 800 variáveis.


A empresa iniciou, em 1911, um projeto educacional de saúde bucal para crianças com a distribuição de amostras grátis de escovas e cremes dentais, proporcionando que profissionais da área demonstrassem a correta maneira da escovação dos dentes. Três anos mais tarde instalou sua primeira subsidiária internacional no Canadá e exportou seus primeiros produtos para a Inglaterra. Na década de 20 começou a instalar operações em vários países: construiu em 1923 uma fábrica em Sydney (Austrália), inaugurou subsidiárias na Europa (onde os produtos da empresa foram fabricados pela primeira vez em 1924 na cidade de Paris), Ásia, América Latina e África. Em 1928, associou-se à Palmolive-Peet Company, que se dedicava à fabricação de sabonetes desde 1864 quando foi fundada por B.J. Johnson na cidade de Milwaukee, constituindo assim a Colgate Palmolive-Peet Company. Aproveitando a notoriedade dos seus produtos, nomeadamente a pasta dentrífica COLGATE e o sabonete PALMOLIVE (feito à base de óleos de oliva e palma), a nova empresa aumentou consideravelmente suas vendas.


Ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1947, e mantendo-se na vanguarda das inovações, a empresa lançou um novo produto, na categoria de limpeza doméstica - o AJAX - estabelecendo uma poderosa marca global no segmento, passando, assim, a atuar em três segmentos diferentes: higiene oral, pessoal e limpeza doméstica. Em 1953, passou então a adotar a sua atual denominação social: Colgate-Palmolive. As vendas anuais da empresa ultrapassaram a marca dos US$ 5 bilhões em 1989. O Programa de saúde bucal - Sorriso Saudável, Futuro Brilhante – foi expandido em 1996, atingindo 50 países com programas escolares e clínicas dentais móveis. Pouco depois, em 1998, a COLGATE se tornou líder no mercado norte americano de cremes dentais, ultrapassando sua rival Crest. Nos anos seguintes a COLGATE lançou produtos inovadores proporcionando a milhões de pessoas uma correta higiene bucal, especialmente poderosos enxaguantes e pastas branqueadoras com tecnologia de ponta. Além disso, a empresa se expandiu para novos mercados como a Rússia e países da Europa Central.


A linha do tempo
1962
 Instalação de um moderno Centro de Pesquisa em Piscataway, estado de Nova Jersey.
1968
 A pasta de dente COLGATE foi totalmente reformulada para a adição de flúor por ser clinicamente comprovado na redução de cáries.
 Introdução da pasta de dente da marca Ultra-Brite.
1981
 Introdução no mercado da pasta COLGATE WINTERFRESH GEL.
1983
 Lançamento da escova dental COLGATE PLUS. Hoje mais de 1.6 bilhões de escovas da marca são vendidas anualmente em todo o mundo.
1991
 A COLGATE compra a marca de enxaguante bucal PLAX, que posteriormente viria ser rebatizada como COLGATE PLAX, se tornando um poderoso aliado para suas pastas dentais.
1992
 Lançamento da revolucionária pasta COLGATE TOTAL. Com suas 12 horas de proteção, combatia uma infinidade de problemas de saúde bucal como gengivite, tártaro, cáries e placas bacterianas.
2000
 Lançamento da COLGATE 2in1, um gel dental que misturava os benefícios de uma pasta de dente aliado ao enxaguante bucal.
2002
 Lançamento da COLGATE SIMPLY WHITE, gel dental que clareava os dentes em apenas 14 dias de uso.
2003
 Lançamento da COLGATE SENSITIVE, um creme dental que combatia a sensibilidade dentária com proteção comprovada e hálito fresco.
2005
 Lançamento da pasta COLGATE MAXFRESH, único gel dental com cristais refrescantes que dissolvem completamente durante a escovação proporcionando uma nova dimensão de refrescância. Atualmente esta pasta está disponível em vários sabores, entre eles o menta, hortelã e canela.
 Introdução da escova dental COLGATE 360°, que proporcionava uma limpeza total dos dentes e da boca, contendo um exclusivo limpador de língua e bochechas, além de cabo emborrachado e anatômico.
2008
 Lançamento da primeira escova dental aromatizada do mercado, COLGATE MAX FRESH, que prometia proporcionar mais refrescância devido ao aroma de menta presente no limpador de língua, que podia ser conferido no exterior da embalagem onde estava o adesivo “raspe e cheire”.
2009
 Lançamento da escova COLGATE 360º DEEP CLEAN, cujo diferencial está nas cerdas superfinas com pontas azuis, que limpam entre os dentes e abaixo da linha da gengiva. Além dos dentes, a escova também ajuda a limpar língua, bochechas e gengiva.
2011
 Lançamento da COLGATE OPTIC WHITE, uma pasta com microcristais branqueadores, semelhantes aos produtos utilizados pelos dentistas, que garantem dentes com um tom mais branco com uma semana de uso. No Brasil o produto foi lançado com o nome COLGATE LUMINOUS WHITE. Essa linha também conta com enxaguante bucal e escova (com cerdas polidoras e emborrachadas branqueadoras, que ajudam no clareamento por meio da remoção de manchas superficiais).
 Lançamento da COLGATE SENSITIVE PRO-RELIEF, um creme dental que com a tecnologia Pro-Argin, que promete reparar as áreas sensíveis dos dentes e proporcionar alívio instantâneo e duradouro. Para obter o efeito imediato é necessário massagear o produto diretamente em cada dente sensível por um minuto. Já para a reação duradora, a marca recomenda a escovação duas vezes ao dia.
2012
 Lançamento da pasta COLGATE MY FIRST TOOTHPASTE, uma pasta completamente segura, sem adição de flúor, para crianças menores de 6 anos.


Responsabilidade social
Em 1991, a empresa lançou nos Estados Unidos o programa Colgate’s Bright Smiles, Bright Futures® que visava educar e informar as crianças da extrema importância dos cuidados com a saúde bucal, ensinando o uso adequado das escovas de dente, creme dental e fio dental e de uma perfeita higienização bucal para a saúde. Através de parcerias com órgãos federais americanos, escolas e comunidades, a COLGATE distribuía vídeos educativos, livros e realizava atividades interativas para ensinar às crianças a importância de uma boa higiene bucal. Com isso, crianças recebiam sua primeira escova de dente, além de terem uma consulta com o dentista e orientações para desenvolverem hábitos saudáveis, autoestima e o alicerce para o sucesso. Em 1994, o programa foi expandido mundialmente para 50 países. Em muitos países, o programa é móvel. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma frota composta por oito vans oferece serviços odontológicos prestados por dentistas voluntários, incluindo exames gratuitos e orientações para crianças carentes. Países de grande diversidade, como o Brasil, possuem os programas de vans, enquanto na África do Sul, o atendimento odontológico é prestado com um trem que leva serviços de saúde para os mais pobres na zona rural.


O programa, que mantém orgulhosamente a missão de promover hábitos saudáveis de saúde bucal, elevar a autoestima das crianças e estabelecer os alicerces para um futuro mais brilhante, já beneficiou mais de 500 milhões de crianças em 80 países ao redor do mundo. Somente nos Estados Unidos, a cada ano, o programa alcança quase nove de cada dez alunos no jardim de infância, cerca de 3.5 milhões de crianças em todos os 50 estados, e mais de 750 mil crianças por meio de uma parceria com a Head Start. Em países pobres, subdesenvolvidos e emergentes, o programa tem ainda mais impacto. Desde a Bolívia, onde anualmente alcança mais de metade das crianças de seis a nove anos, até a China, o programa tem feito a diferença para milhões de crianças.


No Brasil o programa, batizado de “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, foi lançado oficialmente em 1995, e, desde então, já beneficiou mais de 42 milhões de crianças, em 27 estados brasileiros, abrangendo de maneira eficaz escolas e comunidades de cada região do país. Para atrair a atenção das crianças, o projeto ganhou até uma mascote chamada no Brasil de Dr. Dentuço, um simpático e sagaz coelhinho. De uma maneira muito divertida, este amigo da saúde bucal leva conhecimento às crianças através de brincadeiras, músicas e ao final entrega um kit com produtos de higiene bucal, conquistando em cada rosto, a certeza de um sorriso saudável.


A evolução visual
O tradicional logotipo da marca COLGATE passou por pequenas modificações ao longo de sua história.


Os slogans
2003: 12-hour protection worth recommending. (Toothpaste Colgate Total)
2001: The world leader in oral care. (Oral Care Products)
1998: The brushing that works between brushings. (Toothpaste)
1980: Colgate helps stop cavities before they start. (Toothpaste)
1976: Colgate puts the fresh in your mouth. (Toothpaste)
1973: The breath-freshening cavity fighter. (Toothpaste)
1967: The Colgate ring of confidence. (Toothpaste)
1945: It cleans your breath while it cleans your teeth. (Toothpaste)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1806 
● Fundador: William Colgate 
● Sede mundial: New York City, New York 
● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company 
● Capital aberto: Não 
● Chairman, CEO & Presidente: Ian Cook 
● Faturamento: US$ 9 bilhões (2011) 
● Lucro: Não divulgado 
● Valor da marca: US$ 7.127 bilhões (2011) 
● Presença global: 200 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 38.600 (Colgate-Palmolive) 
● Segmento: Higiene pessoal 
● Principais produtos: Creme dental, escova dental e enxaguante bucal 
● Concorrentes diretos: Crest, Aquafresh e Sensodyne 
● Slogan: World of care. 
● Website: www.colgate.com 

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca COLGATE está avaliada em US$ 7.127 bilhões, ocupando a posição de número 51 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A marca no Brasil
A empresa se estabeleceu no Brasil no dia 1 de fevereiro de 1927 quando o então presidente da República, Washington Luiz Pereira de Souza, através do Decreto no. 17661, autorizou a instalação da Colgate & Company of Brazil Limited. Foi um ato histórico, porque conferiu à empresa a primazia e o pioneirismo na introdução de dentifrícios no país e sua comercialização em escala. Nos anos de implantação, as atividades da empresa se voltaram para o conhecimento do mercado, dos hábitos de higiene da população e do estudo de fórmulas de produtos que melhor atendessem às necessidades do consumidor, de acordo com o clima e as condições locais. Na etapa inicial, os produtos lançados no mercado, CREME DENTAL e CREME DE BARBEAR, eram importados. O creme dental COLGATE, introduzido em 1929, começou a ser fabricado no Brasil somente em 1940.


O creme de barbear, lançado em 1931, teve como data de sua fabricação nacional o ano de 1938. Nas décadas seguintes ampliou suas fábricas e sua força de trabalho, multiplicando sua produção e vendas, além de investir na aquisição de importantes marcas locais, até hoje entre as preferidas dos consumidores brasileiros. Em 1995, anunciou em Nova York, a compra das operações da Kolynos em 14 países (inclusive Brasil), modificando desta forma, o panorama no mercado de cremes dentais e lançando a marca líder Sorriso. Desde então, milhões de dólares foram investidos em modernização das fábricas e tecnologia, apoiados por um programa de intenso treinamento de todos os funcionários, o que transformou a Colgate-Palmolive do Brasil em um pólo exportador para mais de 55 países. Não há brasileiro que não conheça o famoso slogan da marca “Sorriso Saudável, Sorriso Colgate”.


A marca no mundo
Hoje, com vendas que ultrapassam US$ 9 bilhões, a marca COLGATE comercializa em mais de 200 países e territórios uma completa linha de produtos para higiene bucal, que incluem pastas, escovas enxaguantes e fios dentais. Aproximadamente 75% de suas vendas vêm dos mercados internacionais.

Você sabia?
 A empresa contou, desde o início, com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), que além de ser um importante vínculo com a classe profissional foi fundamental para o desenvolvimento da marca COLGATE no país, avaliando e comprovando os benefícios dos produtos aos consumidores brasileiros.

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