busca dicionario

sábado, 7 de maio de 2016

Royal

Royal



O fermento em pó ROYAL, ícone da culinária brasileira e mundial, é presença garantida em milhões de cozinhas pelo mundo afora. Afinal, há mais de um século, donas-de-casa criam receitas deliciosas e meninas aprendem a fazer bolos apetitosos usando o produto, em sua tradicional lata vermelha com letras em branco. E tem mais. Dificilmente alguém com mais de 20 anos de idade não teve a infância marcada pelas deliciosas e coloridas gelatinas da marca ROYAL. E provavelmente se lembre do famoso slogan “Abra a boca é Royal”. Durante várias gerações a ROYAL tem transmitido tradição, qualidade e confiança de produtos consagrados no paladar de milhões de famílias brasileiras. 

A história 
A história da tradicional marca começou em 1863 quando os irmãos e químicos Cornelius e Joseph Christoffel Hoagland, descendentes de holandeses, com a ajuda de Thomas Biddle, resolveram formar uma sociedade para fabricar fermento em pó, com ingredientes importados da Europa, inicialmente comercializado na pequena mercearia da família na cidade de Fort Wayne, estado americano de Indiana. O nome do novo produto era pomposo, como muitos outros da época: ROYAL BAKING POWDER. Em 1873, com a entrada de novos investidores, William Ziegler e John H. Seal, o negócio pode ser expandido, resultando na fundação da Royal Baking Powder Company. Rapidamente eles investiram na maciça divulgação do produto e da marca ROYAL, chegando a patrocinar livros de receitas, e o produto começou a ser um grande companheiro das donas de casa americanas na hora de cozinhar. Em 1899, a empresa se mudou para a cidade de Nova York e se tornou a maior produtora de fermento em pó do mundo, exportando seu produto para vários outros países nos anos seguintes.


Na década de 1920, quando o produto já estava presente em 32 países ao redor do mundo, em sua grande maioria com enorme participação de mercado, somente a marca ROYAL estava avaliada em US$ 40 milhões, mostrando, já naquela época, toda sua força e tradição. O produto foi lançado oficialmente no Brasil em 1923, quando ainda era importado dos Estados Unidos. O rótulo da latinha cilíndrica era praticamente igual ao do final do século: vermelho e azul, igual a embalagem original americana, a não ser pelo fato de que o produto então se chamava Real Fermento Inglez. Já em 1931 a ROYAL resolveu estender sua marca para gelatinas em pó, uma sobremesa prática e refrescante. Rapidamente a deliciosa sobremesa se tornou uma das favoritas das famílias americanas. No ano de 1934 a ROYAL passou produzir seu fermento no Brasil, em uma fábrica localizada em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro.


A tradicional linha de sobremesas da marca ROYAL, imortalizada nas cabeças e bocas de todos os brasileiros, foi introduzida no Brasil em 1946 com o lançamento da gelatina em pó sabor morango. Com o enorme sucesso do produto, nos anos seguintes a gelatina ganhou outros sabores como framboesa, cereja, limão e laranja. Nas décadas seguintes as gelatinas ROYAL marcaram a infância da garotada, ao lado dos doces caseiros, sendo presença constante nos lanches e sobremesas. Somente no ano de 1954 foi inaugurada uma nova fábrica para produzir o fermento em pó ROYAL, localizada na cidade de Jundiaí (interior do estado de São Paulo). Durante décadas o fermento ROYAL acompanhou milhões de donas de casa brasileiras e se tornou ingrediente indispensável em qualquer boa receita, especialmente de bolos, tortas e pães.


Em 1981, a marca passou a fazer parte do portfólio de produtos da Nabisco depois de uma fusão. Nos anos seguintes, a linha de produtos com a marca ROYAL também foi ampliada com o lançamento de pudins, flans e maria-mole em pó. No final desta década foi lançada a gelatina Diet, enriquecida com vitaminas A, C e E. Já a gelatina ROYAL LIGHT (livre de açúcar) foi lançada em 1999, e tinha como principal objetivo atender mulheres preocupadas com a jovialidade e beleza, mantendo uma alimentação saudável e boa forma física. Era a única gelatina light com sabores diferenciados e aroma natural, garantindo o verdadeiro sabor da fruta, sem adição de açúcar e com 85% de redução calórica.


No ano de 2000 a empresa Kraft Foods, uma das maiores indústrias alimentícias do mundo, comprou a fabricante de alimentos Nabisco e, com ela, a marca ROYAL, que se tornou referência no segmento de sobremesas em pó e também fermento. Com isso, a ROYAL ganhou uma melhor distribuição nos mercados onde vende seus produtos. Além disso, novos produtos foram incorporados a sua linha. Como por exemplo, em 2004, quando ocorreu o lançamento do pudim instantâneo, que ficava pronto em apenas 5 minutos. Pouco depois, em 2006, outra novidade foi introduzida pela marca: ROYALZINHO, primeira sobremesa em pó que, acrescida de leite, se assemelha aos refrigerados prontos para o consumo voltado ao público infantil, que ganharam a preferência da garotada no tradicional sabor morango. Em 2008, identificando que o consumidor cada vez mais procura produtos com menos teores de açúcares e gorduras, a marca lançou no mercado a gelatina ROYAL ZERO nos sabores uva, maracujá, morango, amora e tangerina. Outra novidade foi o relançamento de toda a linha regular de gelatinas ROYAL, com nova formulação e dicas de receitas no verso das embalagens. O novo layout trazia também mais destaque para Bocão, personagem símbolo da marca. Em 2011, a marca inovou mais uma vez ao lançar a primeira gelatina com dois sabores que não se misturam (ROYAL DUO MAGIC). Preparados simultaneamente, quando colocados juntos, os sabores se separam no mesmo pote, criando uma gelatina com duas cores.


A tradicional latinha 
Além de sua alta qualidade, o fermento em pó ROYAL ao longo de anos sempre foi reconhecido pelas consumidoras por sua tradicional embalagem: uma latinha pequena e cilíndrica.


Esse ícone da marca passou, nos últimos anos, por algumas alterações. Em 2003, ao completar 80 anos, a embalagem do tradicional fermento em pó passou por uma sensível modificação: sua lata teve a altura reduzida e a largura aumentada (atendendo justamente a maior solicitação das consumidoras, que há algum tempo queriam “enfiar” a colher de sopa dentro da latinha). Já em 2008, a embalagem de metal do fermento em pó deu lugar ao plástico, que ganhou formas anatômicas, além de maior facilidade para ser aberta ou fechada. Auxiliando as leais consumidoras, a nova tampa também servia como medidor, equivalendo a uma colher de sopa. A campanha de comunicação das novas embalagens trazia o slogan “Você mudou, nós também”, que ressaltava os atributos modernos do produto sem, no entanto, esquecer de suas características já tradicionais, como as receitas no verso do rótulo do fermento da marca e a cor vermelha. Em 2013 ocorreu a última alteração.


Marketing eficiente 
Durante anos no Brasil a ROYAL permaneceu como mais uma entre as tantas marcas expostas nas gôndolas dos supermercados. No entanto, a história começou a mudar quando a Nabisco deixou a marca ROYAL sob a responsabilidade da agência de publicidade J. Walter Thompson. Tendo como principal objetivo aproximar o produto (neste caso a gelatina) da rotina das crianças e comunicar formas divertidas de como consumir esta iguaria, foi então criado o jingle “Abre a boca, é Royal”, veiculado pela primeira vez em 1988, em um comercial que ainda não contava com a participação do tradicional personagem BOCÃO, que passou a figurar na comunicação do produto somente no ano seguinte, em continuação desta campanha. A criação do personagem deu mais força à iniciativa da marca, que pretendia mostrar para as crianças como era divertido comer gelatina. Feito com recursos de animação gráfica, o personagem procurava encontrar maneiras divertidas de levar as crianças a uma viagem ao mundo fantasioso da gelatina. Com base nesse pressuposto, a propaganda de ROYAL passou a ser desenvolvida mostrando a vida de Bocão e seus amigos em seu mundo.


Durante anos BOCÃO assumiu o papel de porta-voz das gelatinas ROYAL junto à garotada, participando de ações de merchandising nos programas de televisão, aparecendo nas campanhas publicitárias e também nas embalagens. Em 2011, após dois anos de ausência, a ROYAL trouxe de volta o personagem nas embalagens dos oito sabores da linha de gelatinas. O novo design pretendia aproximar a marca do público infantil e chamar a atenção dos consumidores nos pontos de venda.


Em 2011 o personagem gelatinoso foi remodelado, ganhando uma imagem e um visual mais moderno e atraente, com direito a boné e tênis mais deslocados, além de novas expressões faciais e corporais. Com isso, BOCÃO ficou mais simpático e contemporâneo do que nunca.


A evolução visual 
Durante quase sete décadas, a marca utilizou identidades visuais diferentes para sua linha de fermento em pó e gelatina no mercado brasileiro. Mas em 2013, para comemorar seus 90 anos no Brasil, as marcas foram unificadas, dando origem à Família Royal, que prometia celebrar de uma maneira inovadora este marco com seus consumidores.


Já em outros países, a marca utiliza uma identidade visual diferente da brasileira, especialmente nos mercados europeus.


E na Argentina e alguns países hispânicos a identidade visual da marca, apesar de diferente, mantém a cor vermelha.


Os slogans 
Simplesmente do seu jeito. (2013, institucional) 
O simples é mais gostoso. (2011, gelatinas) 
Abre a boca, é Royal. (1988, gelatinas) 
A alegria da mesa. (gelatinas) 



Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1863 
● Fundador: Cornelius Hoagland, Joseph Hoagland e Thomas Biddle 
● Sede mundial: Deerfield, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mondelēz International Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Irene Resenfeld 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Fermento em pó, gelatinas, pudins e maria-mole 
● Concorrentes diretos: Dr. Oetker, Fleischmann, Jell-O, Betty Crocker e Dona Benta (Brasil) 
● Ícones: O personagem Bocão (gelatinas) 
● Slogan: Simplesmente do seu jeito. 
● Website: www.familiaroyal.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a marca ROYAL comercializa seus produtos, entre os quais fermento, gelatinas em pó, misturas para bolo e até coberturas (estes dois especialmente na Europa), em mais de 30 países ao redor do mundo, com forte presença e popularidade no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Irlanda e Inglaterra. No Brasil a marca é líder no segmento de fermento em pó há mais de 65 anos, com mais de 90% de participação. Já no segmento de gelatinas (no qual a ROYAL oferece oito sabores), a marca é líder no mercado brasileiro com 29%. 

Você sabia? 
 O fermento em pó ROYAL é sinônimo da categoria no Brasil, sendo conhecido pela grande maioria das donas de casa e presente em mais de 60% dos lares brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário