Você faz a barba com Gillette? Lava seus cabelos com Pantene? Ou quem sabe faz sua higiene bucal com escovas Oral-B e pasta Crest? Lava suas roupas com ACE? Na cozinha, no banheiro, na lavanderia, no quarto do bebê ou no cesto dos cosméticos, marcas como essas são símbolos do consumo e fazem parte do cotidiano de uma casa moderna. Por isso, e muito mais, a P&G é rainha das consumidoras americanas e de outras tantas milhões espalhadas pelo mundo afora. Mais de 4 bilhões de consumidores. 300 marcas. 180 países. São estatísticas que ilustram bem a dimensão da americana PROCTER & GAMBLE, uma empresa verdadeiramente global.
A história
O final da década de 1830 foi difícil para iniciar negócios em território americano. Apesar da cidade de Cincinnati, localizada no estado de Ohio, ser um movimentado centro comercial, o país fora surpreendido por um pânico financeiro. Não obstante, a nova empresa que surgia teria que se preocupar mais em como fazer para competir com outros 14 fabricantes de sabonetes e velas da cidade, do que com o pânico financeiro que estava sacudindo o país. A calma com que o emigrante inglês e fabricante de velas William Procter, e o imigrante irlandês e fabricante de sabonete James Gamble, iniciaram sua empresa, no meio da tempestade econômica, demonstrou que ambos estavam buscando a mais efetiva abordagem para seus negócios. E foi assim que, no dia 12 de abril de 1837, seguindo a sugestão do sogro Alexander Norris, já que os dois eram casados com as irmãs Olivia e Elizabeth Norris, eles uniram seus negócios de velas (que cessaram após a invenção da lâmpada) e sabão em barra, e, em 22 de agosto do mesmo ano, formalizaram a sociedade fundando uma nova e promissora empresa: PROCTER & GAMBLE.
Nos anos de 1850, por exemplo, apesar dos rumores de uma iminente guerra civil nos Estados Unidos, eles construíram uma nova fábrica para sustentar o seu crescente negócio. Posteriormente, foram pioneiros em lançar um dos primeiros programas de divisão de lucros do país, e um dos primeiros na indústria americana a investir em laboratórios de pesquisa. Em 1859, exatos 22 anos após o início do negócio, o faturamento da P&G atingia US$ 1 milhão e a empresa já empregava 80 funcionários. Em 1879, a empresa lançou um sabão em barra branco para lavagem de roupas, mais barato e com a mesma qualidade dos concorrentes importados, batizado de IVORY, nome retirado da Bíblia por Harley, filho de William Procter. Em 1882, o sabão foi anunciado pela primeira vez no jornal The Independent, ao custo de US$ 11 mil, fazendo com que a empresa entrasse na era da propaganda. Por volta de 1890 a sociedade entre Procter & Gamble se tornou uma corporação milionária, vendendo mais de 30 tipos de sabonetes e sabão. Nesta época, William Alexander Procter, filho do fundador, foi nomeado o primeiro presidente da P&G. A empresa expandiu suas operações para outras cidades, dentro e fora dos Estados Unidos.
A empresa continuou sua expansão nacional em 1904 construindo centros de distribuição fora da cidade de Cincinnati para atender a alta demanda por seus produtos. Devido ao desenvolvimento dos mercados que demandavam maior capacidade e melhor distribuição de produtos aos clientes, em 1915 a P&G construiu sua primeira fábrica fora do território americano, localizada no Canadá. Pouco depois, em 1917, inaugurou o centro químico, que tinha como principal objetivo pesquisar e desenvolver novos produtos, começando ativamente a recrutar cientistas e pesquisadores. Em 1919 a empresa contratou 450 vendedores e começou a comercializar seus produtos diretamente aos varejistas. Alguns anos depois, em 1924, ocorreu a criação do departamento de pesquisa de mercado para estudar as preferências e hábitos de compras do consumidor, sendo uma das primeiras organizações na história a ter esse tipo de preocupação. A década de 1930 iniciou com a instalação de uma subsidiária na Inglaterra, ao adquirir a Thomas Hedley & Co., fabricante do sabão Fairy, iniciando assim os primeiros passos para a expansão internacional da empresa fora da América do Norte. Pouco depois, em 1931, ocorreu a criação do departamento de marketing, que contribuiu fortemente para o desenvolvimento dos negócios na medida em que fornecia estratégias especializadas para cada marca e produto da empresa. Isto ocorreu, quando Neil McElroy, então gestor do departamento de promoção, criou o departamento e introduziu o sistema de gestão de marcas. A partir daí, intensificou-se o foco nas propagandas, em todas as suas formas. Paralelamente a isso, o patrocínio a programas de rádio e televisão aumentava ainda mais a popularidade dos produtos P&G entre os consumidores americanos.
Em 1934, a empresa ingressou no segmento de xampu com o lançamento do DRENE. Três anos mais tarde, e após cinco meses depois da introdução da televisão nos Estados Unidos, a P&G veiculou um comercial para divulgar o sabonete Ivory. Era apenas o tímido, mas agressivo início do surgimento de um gigante como anunciante. Na década de 1940, mais inovação: em 1941 se tornou uma das primeiras empresas a responder formalmente as dúvidas e queixas dos consumidores. No final desta década, a P&G instalou unidades fabris no México e na Venezuela. Na década seguinte, em 1954, teve início a expansão para o continente europeu com a entrada no mercado francês. Pouco depois, em 1956, ingressou no mercado de produtos pré-preparados com a compra dos bolos Duncan Hines. Em 1963, a P&G ingressou no mercado de café com a aquisição da marca Folgers Coffee. Em 1980, quando da comemoração de seus 150 anos, a P&G teve o maior crescimento de sua história. A empresa, que começou com uma pequena sociedade, transformou-se em uma das maiores corporações multinacionais do mundo. Duas importantes mudanças marcaram esse período. Primeiro, a P&G se tornou uma das mais importantes empresas de produtos de saúde através da aquisição da Norwich Eaton Pharmaceuticals (produtora da marca de antiácido Pepto-Bismol), no ano de 1982, e da Richardson Vicks (proprietária de marcas famosas como os xampus Pantene; o creme facial Olay, marca líder nos Estados Unidos e na Europa; e os produtos Vicks) em 1985.
Passou também a ter uma forte presença na categoria de cosméticos e fragrâncias com a aquisição das empresas Noxell, Cover Girl, Noxzema e Clarion (todas em 1989), Old Spice (1990), Max Factor (1991) e Ellen Betrix (1991). Essas aquisições também incentivaram seus planos de globalização. As empresas Richardson Vicks e Max Factor, em particular, fizeram com que a P&G expandisse sua presença internacional de forma espetacular. Em 1988 a empresa começou suas operações na China, ingressando no segundo maior mercado consumidor do mundo. Em 1992, os negócios da empresa expandem-se para a antiga Checoslováquia, Hungria, Polônia e Rússia, selando definitivamente seu ingresso no leste europeu.
Alavancando novas forças globais, a empresa estabeleceu uma rede mundial de pesquisa e desenvolvimento, com centros de pesquisa instalados nos Estados Unidos, Europa, Japão e América Latina, o que levou suas marcas a obterem posições de liderança e se tornarem verdadeiramente globais. Em 2000, a empresa já possuía 10 marcas com vendas superiores a US$ 1 bilhão por ano. Em 2005, a empresa se tornou ainda mais poderosa ao comprar, por impressionantes US$ 57 bilhões, a tradicional Gillette, que além dos aparelhos de barbear também era proprietária de marcas tradicionais como a Oral-B (higiene bucal), as pilhas Duracell e os eletrodomésticos portáteis BRAUN. A partir de 2008, a empresa iniciou a venda de algumas marcas pouco lucrativas, especialmente no segmento de alimentos, como por exemplo, o café Folgers, e mais recentemente, em 2012, a batata Pringles, comercializada com a Kellogg Company por US$ 2.7 bilhões. Foi uma clara demonstração de que a empresa iria concentrar seus esforços no segmento de cuidados pessoais, cosméticos e limpeza. Foi deste modo que a P&G se transformou em uma empresa global, atuando em diferentes mercados oferecendo produtos de muita qualidade através de marcas mais que consagradas.
A linha do tempo
1911
● Lançamento da CRISCO, uma espécie de gordura para cozinhar alimentos, tornando-se o primeiro produto alimentício da empresa. Foi também, a primeira margarina vegetal do mercado. A marca foi vendida pela P&G em 2002.
1926
● Lançamento do sabonete perfumado CAMAY, inspirados em fragrâncias francesas.
● Aquisição da empresa americana Hewitt Soap Co., proprietária da marca ARIEL.
1933
● Lançamento do DREFT, primeiro detergente em pó sintético para uso doméstico de que o mundo teve notícia.
1943
● Criação da divisão de medicamentos para começar a produzir toalhas úmidas refrescantes.
1946
● Lançamento do famoso sabão TIDE, que limpava e lavava melhor a roupa que qualquer concorrente do mercado, causando uma verdadeira revolução para a época.
● Lançamento do xampu PRELL.
1954
● Lançamento do sabão concentrado para lavar roupas DASH.
1955
● Lançamento da pasta de dente CREST, a primeira com flúor e clinicamente eficiente no combate as cáries.
● Lançamento do lava-louças CASCADE.
1957
● Aquisição da Charmin Papper Mills, tradicional fabricante de papel higiênico, guardanapos e toalhas úmidas.
1958
● Lançamento da linha de produtos de limpeza doméstica MR. CLEAN.
1960
● Lançamento do amaciante líquido de roupas DOWNY.
● Lançamento das toalhas faciais e lenços de papel com a marca PUFFS.
1961
● Lançamento das famosas fraldas descartáveis PAMPERS, inventadas em 1956 por um funcionário da empresa. O novo produto, que causou uma revolução em seu segmento, era um substituto prático para as fraldas de pano. Atualmente é marca de fralda descartável mais vendida do mundo.
● Lançamento do xampu anti-caspa HEAD & SHOULDERS.
1963
● Lançamento do sabonete anti-bactericida SAFEGUARD.
1965
● Lançamento do sabão em pó para lavar roupas BOLD.
● Lançamento das toalhas de papel e guardanapos BOUNTY.
1966
● Lançamento do amaciante GAIN.
1968
● Lançamento do novo ARIEL, sabão em pó fabricado com enzimas que possibilitam maior remoção de manchas difíceis. O produto foi introduzido primeiramente na Inglaterra.
● Lançamento das batatas PRINGLES, que iriam se tornar uma das marcas mais valiosas da empresa durante décadas.
1969
● Lançamento xampu condicionador REJOICE.
1972
● Lançamento do amaciante de roupas BOUNCE.
● Lançamento do detergente para lavar louças DAWN.
1976
● Lançamento das fraldas descartáveis LUVS.
1978
● Lançamento do DIDRONEL, primeiro medicamento da empresa e utilizado para o tratamento de doenças ósseas.
1980
● Lançamento no Japão do SK-II (abreviação de Secret Key), um clareador de manchas que buscava a pureza da pele. Foi o primeiro produto de uma linha focada em cosméticos com extratos fermentados que seria considerada uma das melhores e mais luxuosas do mundo. A marca foi adquirida pela P&G em 1991.
1983
● Lançamento do absorvente higiênico ALWAYS, um de seus produtos de maior sucesso, que se tornou líder mundial em sua categoria anos depois.
1984
● Lançamento do sabão TIDE na versão liquida.
1986
● Lançamento do PERT PLUS, xampu e condicionador de cabelos em um mesmo produto.
1991
● Lançamento do xampu PANTENE PRO-V.
1996
● Lançamento de produtos sob as marcas FEBREZE (entre os quais, spray que elimina odores em ambientes).
1997
● Aquisição da Tambrands, empresa detentora da marca de absorventes internos TAMPAX.
1998
● Lançamento de produtos sob as marcas DRYEL (detergente para lavagem de roupas a seco) eSWIFFER (vassoura eletrostática).
1999
● Ingresso no setor de nutrição e saúde para cães e gatos, a partir da aquisição da americana The Iams Company, proprietária das marcas IAMS e EUKANUBA.
● Lançamento da marca PUR, que oferece filtros domésticos para tratamento de água.
2000
● Lançamento da ACTONEL, para prevenção e tratamento de doenças ósseas. A P&G vendeu a marca em 2009 para uma farmacêutica irlandesa.
2001
● Aquisição junto a Bristol-Myers Squibb da linha de negócios CLAIROL (tinturas para cabelos e xampus) e da marca SpinBrush (escovas de dentes rotativas).
● Lançamento das escovas de dente elétricas Crest SpinBrush.
2002
● Lançamento dos produtos ThermaCare, cintas térmicas abdominais.
● Lançamento do absorvente higiênico NATURELLA, primeiro a utilizar extrato de camomila aplicado à camada superior do absorvente (justamente a que está em contato direto com a pele).
2003
● Aquisição da WELLA, empresa global de produtos de beleza, especialmente no tratamento e tintura de cabelos, ampliando seu conhecimento e participação nesse segmento.
2005
● Lançamento do GILLETTE FUSION, aparelho de barbear com cinco lâminas. O produto é comercializado em mais de 80 países, gerando faturamento superior a US$ 1 bilhão.
2007
● Lançamento do barbeador elétrico BRAUN PULSONIC.
Um gigante inovador
Para a P&G não basta lançar novidades, é preciso inovar. A capacidade em criar marcas que são líderes em seus segmentos e campeãs de confiança entre os consumidores explica a extraordinária trajetória da P&G no mundo. Atualmente são 25 marcas globais com faturamento superior a US$ 1 bilhão por ano:
PAMPERS, TIDE, ACE, ARIEL, GAIN, PANTENE, HEAD&SHOULDERS, ALWAYS, CHARMIN, BOUNTY, IAMS, CREST, DOWNY, DAWN, OLAY, WELLA, GILLETTE, FUSION, MACH3, SK-II, VICK, ORAL B, DURACELL, BRAUN e FEBREZE.
Somente a marca de fraldas Pampers é responsável por US$ 7 bilhões por ano. O xampu Pantene e o sabão em pó Ariel, comercializado em mais de 80 países, são marcas com faturamento superior à US$ 2 bilhões cada.
O processo de aquisições de outras empresas iniciado nos anos de 1990 trouxe para o portfólio da P&G marcas líderes em outros setores, como por exemplo, a IAMS, que lidera o segmento Premium de rações para cães e gatos, com vendas anuais acima de US$ 1 bilhão; a Clairol, que lidera o crescente mercado de coloração para cabelos com US$ 1.6 bilhões de faturamento no mundo; a Wella, com presença marcante em 140 países; a Gillette, líder mundial no setor de higiene pessoal com seus barbeadores; e a Duracell, líder em importantes mercados mundiais com suas pilhas alcalinas. No Brasil, as marcas e produtos P&G se desdobram em portfólios variados que atendem consumidores de diferentes classes sociais e regiões, e incorporam produtos locais, como o tradicional Hipoglós, marca com mais de 65 anos de mercado e a preferida pela maior parte das mães brasileiras para cuidar com carinho de seus bebês; Seiva de Alfazema (colônias, talcos e desodorantes); e POP (lava-roupas em pó). A empresa ainda é proprietária de uma renomada linha de perfumes, fabricados sob licença de marcas famosas como Christina Aguillera, Dolce & Gabbana, Dunhill, Lacoste, Gucci, Hugo Boss, e Puma.
A P&G possui mais de 8.000 cientistas trabalhando em 26 Centros de Inovação e Tecnologia espalhados em todo o mundo. Para ter uma ideia do que isto realmente representa, saiba que é mais do que a soma dos cientistas existentes no MIT, em Harvard, Stanford, na Universidade de Tóquio e no London Imperial College. Todos os anos, a empresa entra em contato com mais de 5 milhões de consumidores e conduz mais de 20.000 pesquisas com o objetivo de criar produtos inovadores, de qualidade superior, e que melhorem a vida dos consumidores um pouco mais a cada dia. Este esforço lhe garante mais de 2.500 patentes ativas, que protegem as mais de 250 tecnologias inovadoras de que é proprietária. Entre muitas outras inovações que encantaram consumidores, a P&G foi responsável pela criação da primeira fralda descartável de sucesso no mercado; do primeiro sabão em pó com enzimas; do primeiro absorvente com abas e cobertura de malha seca; e do primeiro creme dental com flúor a ser reconhecido clinicamente na prevenção de cáries. A P&G foi uma das primeiras empresas a ter um departamento de pesquisa de mercado para estudar as preferências e hábitos dos consumidores. Anualmente, aproximadamente 4% de seu faturamento mundial é investido em pesquisa e desenvolvimento, algo superior a US$ 2 bilhões.
A empresa também é um gigante na publicidade, investindo aproximadamente US$ 9 bilhões por ano em campanhas, sendo uma das maiores anunciantes do mundo. Foi uma das primeiras empresas do mundo a anunciar no rádio em 1923. Recentemente a empresa apresentou no Brasil campanhas inéditas com personalidades mundialmente reconhecidas: Head&Shoulders, a marca de xampus número 1 do mundo, escolheu dois atletas número 1 para serem os novos garotos-propaganda das versões Menthol e Prevenção Contra a Queda: Michael Phelps e Leonel Messi. Koleston e Oral-B mostram as celebridades Xuxa Morena e Gisele Bündchen. Duracell apresentará o seu novo garoto-propaganda, Anderson Silva, e a cantora e atriz internacional Jennifer Lopez estrelará o lançamento no Brasil da marca Venus de lâminas femininas da Gillette. O time de celebridades da P&G conta também com os atletas e artistas Ganso, Kaká, Thomaz Bellucci, Sabrina Sato, Wanessa Camargo, Cláudia Raia, Luciano Huck, Faustão, Angélica e Rodrigo Faro, entre outros.
A evolução visual
O tradicional logotipo composto por uma lua crescente e estrelas (ao todo eram 13, que representavam as treze colônias que formaram os Estados Unidos), que durante mais de um século representou e atestou a qualidade de seus produtos, foi criado por volta de 1851, época em que muitos produtos nem carregavam o nome PROCTER & GAMBLE visivelmente, e colocado nos caixotes de velas e sabão para facilitar a identificação dos seus produtos.
O logotipo foi patenteado oficialmente em 1862 e utilizado até o começo da década de 1990, quando uma nova identidade visual (que utilizava apenas a iniciais P e G) foi introduzida no ano de 1991, com o nítido objetivo de passar modernidade ao público consumidor de seus produtos. Alguns anos depois, em 2003, o logotipo passou por uma pequena remodelação, ganhando nova tipologia de letra e um tom de azul mais claro.
Em 2013, de forma discreta a P&G apresentou sua nova identidade visual. E foi buscar inspiração em sua rica história. O tradicional logotipo composto por uma lua crescente e estrelas, que significa a capacidade da P&G em tocar a vida dos consumidores em diversas fases do dia, da vida e através das gerações, serviu como inspiração. Em sua nova identidade visual, a P&G manteve a tipografia da letra em seu nome, agora inserido em uma lua estilizada em dois tons de azul.
Os slogans
Touching Lives, Improving Life. (Global)
Melhorando a vida, perto de você. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 12 de abril de 1837
● Fundador: William Procter e James Gamble
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Sim
● CEO & Presidente: A.G. Lafley
● Faturamento: US$ 83.6 bilhões (2012)
● Lucro: US$ 8.9 bilhões (2012)
● Valor de mercado: US$ 210.4 bilhões (junho/2013)
● Fábricas: + 140
● Presença global: + 180 países
● Presença no Brasil: Sim (4 fábricas)
● Funcionários: 126.000
● Segmento: Bens de consumo
● Principais produtos: Xampus, sabonetes, produtos de limpeza e cosméticos
● Concorrentes diretos: Unilever, Johnson & Johnson, L’Oreal, Reckitt Benckiser e The Clorox Company
● Marcas importantes: Pampers, Tide, Gillette, Oral-B, Wella, Olay e Duracell
● Slogan: Touching Lives, Improving Life.
● Website: www.pg.com
A marca no Brasil
A P&G começou a atuar oficialmente no Brasil em 1988, com a aquisição da empresa Perfumarias Phebo, tradicional indústria brasileira de sabonetes à base de glicerina, fundada em 1930, na cidade de Belém no Pará. Logo após, a P&G iniciou de forma gradativa a introdução de suas marcas globais no mercado brasileiro. As primeiras foram as fraldas descartáveis Pampers e a linha de xampus com fórmula condicionante Pert Plus.
Nos anos seguintes introduziu serviços e produtos que revolucionaram o mercado brasileiro:
● 1990: Central de Atendimento ao Consumidor.
● 1993: Pomada para assaduras HIPOGLÓS, regulador intestinal METAMUCIL, xampus PANTENE e linha de medicamentos VICK, para gripes e resfriados. Além da aquisição de duas marcas locais de absorventes femininos, ELA e Livre & Atual.
● 1995: Inauguração da fábrica de Louveira em São Paulo.
● 1997: Relançamento da linha PANTENE para cuidados com os cabelos, introdução da batata PRINGLES e lançamento dos detergentes em pó ARIEL, ACE e BOLD, além dos absorventes higiênicos ALWAYS.
● 2001: Fralda Pampers Noturna e relançamento do absorvente higiênico Ela Clássico.
● 2002: Xarope 44E da linha Vick.
● 2005: HIPOGLÓS em novo tubo plástico, sabão em barra ACE e DIATYL, novo medicamento da linha Vick que combatia cinco principais sintomas da gripe.
● 2006: sabões em pó Seiva de Alfazema e ACE BÁSICO.
● 2007: Pampers Naturals, Always Protetor Diário, tintura KOLESTON com tratamento Gloss Intenso, aparelho de barbear GILLETTE PRESTOBARBA 3 e novas escovas de dentes Oral-B.
● 2008: Escova dental Oral-B Pro-Saúde, que reúnem sete benefícios para a saúde bucal em uma única escova, e Oral-B Pro-Saúde Antibacteriana. Lançamento de Duracell Power Pix, Duracell Recarregável e Duracell Ultra M3, além de lanternas para ambiente externo e uso no carro e em casa. Apresentação do Ariel Líquido Max, que remove 50% a mais de manchas.
● 2009: Creme dental Oral-B Pro-Saúde, detergente para as roupas ACE Líquido, aparelho de barbear GILLETTE MACH4 LEGEND, fraldas descartáveis PAMPERS Noturna e Diurna, HIPOGLÓS Amêndoas e linhas de tratamento para os cabelos PANTENE Controle de Queda e Restauração Profunda.
● 2010: Produtos para cuidados com a pele OLAY, absorventes NATURELLA (que assegura proteção e absorção ao mesmo tempo em que previne as irritações associadas à menstruação, além de combater odores) e a linha de xampu e condicionador anti-caspa HEAD&SHOULDERS.
● 2011: Amaciante para roupas DOWNY.
● 2012: As fitas branqueadoras ORAL-B 3D Whitestrips e o creme dental 3D White. Além das lâminas femininas Venus.
Com a introdução de produtos de alta tecnologia a preços competitivos, inclusive em versões básicas, estabeleceu um ambiente que resultou em melhoria da qualidade de oferta em categorias como absorventes higiênicos, fraldas descartáveis e detergentes em pó. Atualmente a subsidiária brasileira, que está entre os 15 maiores mercados da P&G no mundo, oferece aos consumidores aproximadamente 40 marcas e conta com mais de 5.000 funcionários em cinco unidades: no escritório central de São Paulo e nas fábricas de Louveira (SP), produção de fraldas, absorventes femininos, xampus, condicionadores e pomada para assaduras; da rodovia Anchieta (SP), detergentes em pó; de Salvador (BA), matérias-primas para detergentes em pó; e de Manaus (AM), lâminas de barbear e escovas dentais. A empresa está presente em 93% dos lares brasileiros.
Até alguns anos atrás o nome PROCTER & GAMBLE era praticamente desconhecido entre os consumidores brasileiros, apesar de seus produtos serem extremamente populares. O nome complicado e a dificuldade do consumidor em associar esse nome a produtos de sucesso no mercado eram as principais razões para o desconhecimento da empresa. Foi então que a empresa assumiu a sigla P&G, passou a comunicar mais a marca institucional, usando-a como endosso de seus famosos produtos e bolou um slogan poderoso para ninguém nunca mais esquecer: P&G – Provou, Gostou. Além disso, em 2010, contratou o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda e iniciou uma enorme campanha com um mega-sorteio aos domingos na televisão. Na campanha, a empresa sorteava R$ 200 mil em prêmios para consumidores que comprassem seus produtos e se cadastrassem em um site promocional. Detalhe: os prêmios eram colocados em um avião, batizado de Avião do Faustão. Afinal, a empresa tinha de superar uma concorrente que, tempos atrás, inventou um tal de Caminhão do Faustão. Segundo a P&G, mais de 140 milhões de brasileiros foram impactados na primeira e na segunda edição da promoção. Um verdadeiro sucesso.
A marca no mundo
Atualmente a P&G oferece ao mercado um amplo portfólio de produtos nos segmentos de limpeza, cuidados pessoais, cuidados com a saúde e beleza, possui mais de 140 unidades fabris localizadas em 75 países, tendo seus produtos vendidos em outros 180, comercializando mais de 300 marcas - uma das maiores e mais bem sucedidas empresas de bens de consumo do mundo com faturamento global superior a US$ 83 bilhões. Aproximadamente 4.6 bilhões de pessoas ao redor do mundo utilizam algum produto fabricado pela P&G. Nos Estados Unidos, em 98% dos lares é possível encontrar ao menos um produto fabricado pela empresa. A região da América do Norte representa aproximadamente 39% do faturamento total da empresa. Além disso, 50 marcas da empresa respondem por 90% de seu faturamento global. A P&G foi eleita a nona empresa mais admirada do mercado americano segundo o ranking da revista Fortune de 2012.
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