Alta tecnologia, qualidade e design arrojado. São nessas qualidades que a SAMSUNG ELECTRONICS alicerça seus produtos que estão presentes no mundo inteiro. A marca coreana se tornou sinônimo de vanguarda em diversos ramos de produtos e hoje lança tendências em todos os segmentos digitais, sendo um termômetro do que o futuro nos trará. Tudo para criar para seus consumidores estilos de vida mais inteligentes, novas experiências e possibilidades.
A história
A história do que viria a ser um dos maiores conglomerados do mundo começou exatamente no dia 1º de março de 1938 quando o comerciante Byung Chull Lee iniciou um pequeno negócio na cidade de Daegu, Coréia (antes da divisão entre norte e sul), com um investimento de 30.000 won. Inicialmente, o negócio do Sr. Lee era principalmente voltado a exportações de peixe seco, frutos do mar, vegetais e frutas coreanas para províncias chinesas. Mas em pouco mais de uma década, a empresa, que ganhou o nome de SAMSUNG – cujo significado é, literalmente, “três estrelas” em coreano – já tinha seus próprios moinhos e máquinas de confeitaria, além de lojas e operações de manufatura e vendas. As raízes da moderna corporação global, que até hoje possui o mesmo nome, já estava formada.
Nas décadas seguintes, com uma visão arrojada, a SAMSUNG diversificou seus ramos de atuação com o início da produção de açúcar (1953), o ingresso no mercado de seguros (1958), a inauguração da primeira loja de departamento (1963), além da fundação de um canal de televisão (1964) e um jornal (1965). Somente no dia 13 de janeiro de 1969, a empresa fundaria aSAMSUNG ELECTRONICS, divisão de produtos eletrônicos da empresa pela qual a marca iria se tornar conhecida no mundo inteiro. Os primeiros produtos da nova divisão foram os televisores, ainda em preto e branco, chamados de modelo P-3202 e lançados em 1970. Foram exportados para o Panamá no ano seguinte e vendidos no mercado local somente em 1972. Dois anos depois teve início a produção de geladeiras e máquinas de lavar roupa.
Seu crescimento neste período foi impulsionado, entre outros fatores, pelo início da produção de wafers de silício para chips de memória. E isto levou, no ano seguinte, a inauguração de uma fábrica para produção de monitores de computadores. Era apenas o início de uma marca que iria se tornar líder mundial neste segmento. Nos anos seguintes a SAMSUNG investiu pesado na evolução e crescimento da divisão de produtos eletrônicos atingindo a marca de 1 milhão de televisores P&B comercializados em 1976, mesmo ano em que desenvolveu a TV 14”, além de exportar, em 1977, os primeiros aparelhos de televisões coloridas para o Panamá. Já no ano seguinte, a empresa produzia 4 milhões de TVs em preto e branco. Nesta época a empresa estabeleceu uma subsidiária nos Estados Unidos, dando os primeiros passos para o ingresso no enorme mercado consumidor americano ao vender televisores coloridos.
Em 1982 a SAMSUNG iniciou sua escalada global com a inauguração de uma fábrica em Portugal e escritórios de vendas na Alemanha. Nas décadas seguintes a marca se transformou em sinônimo de alta tecnologia através do desenvolvimento e lançamentos inovadores, como por exemplo, o menor e mais leve gravador de vídeo em 4 mm do mundo (1986); conclui o desenvolvimento dos primeiros aparelhos celulares (1991); desenvolve o sistema de telefonia móvel (1992); lança a primeira televisão 33" de tela dupla do mundo (1995); a primeira TV LCD do mundo (1997); desenvolve painéis de cristal líquido; apresenta a CPU (Unidade de Processamento Central) mais rápida do mundo; e termina o desenvolvimento da TV de tela totalmente plana (1998).
Ainda no final da década de 1990, a empresa inaugurou a divisão de negócio de mecatrônica (para o desenvolvimento de robôs). Na virada do século, a empresa alcançava cifras de vendas anuais de quase US$ 30 bilhões em produtos eletrônicos, impulsionada pelo investimento de US$ 400 milhões por parte de grandes empresas como Apple (sim, você não leu errado) e Intel e por alianças estratégicas como as firmadas com a Dell, AOL e Microsoft. Foi nesta época que a SAMSUNG anunciou a nova visão da empresa para o milênio: “Liderando a Revolução da Convergência Digital”. Junto com a nova visão foi lançado o novo slogan da marca: “SAMSUNG DIGITall todos estão convidados”. Já em 2004 a empresa vende mais de 20 milhões de celulares nos Estados Unidos, provando assim sua alta competitividade em um mercado exigente. Em 2005, a SAMSUNG se tornou a empresa no segmento de produtos de eletrônicos com o maior valor de mercado no mundo, além de ser a maior produtora de TVS do planeta.
Com o passar dos anos, a empresa passou a investir fortemente em tecnologia móvel. Com isso ganhou destaque com o lançamento de smartphones, phablets e tablets equipados com o sistema operacional do Google, o Android. Era o surgimento da linha GALAXY em 2009, que já lançou mais de 60 modelos diferentes no mercado. A era digital trouxe mudanças revolucionárias, e oportunidades, para o negócio global, e a SAMSUNG respondeu com tecnologias avançadas, produtos competitivos e constante inovação. O resultado: a SAMSUNG é hoje líder em vendas de celulares (em 2014 sua participação no mercado global chegou a 28%), televisores, memórias, semicondutores, monitores para computador e discos rígidos. E as inovações não pararam: em 2013, a SAMSUNG lançou o Club dos Chefs, uma iniciativa culinária global inédita que convidou vários chefs renomados para colaborar com a marca no desenvolvimento de novas gerações de produtos. O resultado foi a Samsung Chef Collection, uma coleção de eletrodomésticos com design atraente e recursos à altura de chefs profissionais que redefiniu os conceitos de desempenho na cozinha. Além disso, em 2015, anunciou a aquisição da LoopPay, uma empresa que desenvolve tecnologia para transformar leitores de cartão de crédito em terminais de pagamento wireless, e com isso se posicionar no crescente setor de carteiras virtuais.
O princípio básico que define a visão para o futuro da SAMSUNG ELECTRONICS é “Inspirar o mundo, criar o futuro”. Essa visão está no centro do compromisso de levar inovações em tecnologia, produtos e soluções que inspirem as comunidades ao redor do planeta a se unirem à aspiração de criar um mundo melhor, repleto de experiências digitais mais ricas. À medida que reconhece a sua responsabilidade como um líder criativo na sociedade global, também dedica esforços e recursos para oferecer novos valores ao setor e aos clientes, e ao mesmo tempo atender aos valores comuns de funcionários e parceiros. Como um guia para o entendimento comum e uma meta mensurável, um conjunto de objetivos específicos foi incorporado à sua visão. Até 2020, busca alcançar vendas anuais de US$ 400 bilhões ao colocar o valor global da marca da SAMSUNG ELECTRONICS entre os 5 maiores do mundo.
A SAMSUNG se tornou uma das marcas líderes do mercado global em seu segmento não somente pela inovação, mas também por imensas ações de marketing e gigantescos patrocínios esportivos. A trajetória da marca em patrocínios esportivos foi iniciada 1986 com o apoio aos Jogos Asiáticos de Seul. Desde então, a empresa tem mantido sua filosofia de apoiar grandes eventos esportivos em todo o mundo, como os Jogos Asiáticos, Jogos Olímpicos de Inverno e as Olimpíadas. Além disso, em 2005 investiu no futebol ao se tornar patrocinadora oficial do Chelsea.
A linha do tempo
1969
● Desenvolvimento de videocassetes VHS.
1976
● Início da produção de refrigeradores energeticamente eficientes.
1979
● Início da produção de fornos microondas.
1980
● Início da produção de ar-condicionado.
1983
● Início da produção de computadores pessoais e notebooks.
1992
● Lançamento da primeira TV LCD do mundo.
1993
● Desenvolvimento do primeiro gravador de videodisco digital (DVD-R).
1995
● Desenvolvimento de painéis de cristal líquido.
1998
● Conclusão do desenvolvimento da TV de tela totalmente plana.
● Inicia a produção em massa da primeira TV digital do mundo.
1999
● Desenvolve a primeira CPU de 1GHz do mundo.
● Lançamento do primeiro monitor LCD TFT 3D do mundo.
● Desenvolvimento do primeiro telefone celular do mundo que servia também como MP3 player.
● Criação do celular estilo relógio de pulso.
● Desenvolvimento do telefone com internet sem fio (smartphone), um pequeno telefone multifunctional.
2000
● Lançamento do primeiro celular com câmera do mundo.
● Desenvolvimento da TV Digital de Alta Definição.
2001
● Lançamento do primeiro celular ultrafino da indústria.
● Comercializa memória flash de 1G.
2002
● Introdução da HAUZEN, sua marca Premium de eletrodomésticos.
● Desenvolvimento do LCD-TFT de 54”, o maior monitor de TV digital do mundo na época.
● Lançamento do celular colorido, com a introdução do novo conceito LCD-UFB.
2003
● Lançamento da primeira máquina de lavar usando tecnologia Silver Nano de nanopartículas de prata.
2004
● Lançamento da TV LCD de 46” pela primeira vez no mundo.
● Desenvolvimento do gravador de Disco Blu-Ray Ótico de 3ª geração.
● Produção da primeira máquina de lavar a vapor com um sistema antivincos.
2005
● O telefone celular BlueBlack é reconhecido como o melhor produto premium da Europa.
● Desenvolvimento do primeiro telefone com reconhecimento de voz.
● Desenvolvimento do primeiro OLED do mundo para TV de 40 polegadas.
● Lançamento do primeiro telefone celular do mundo com câmera de 7 megapixels.
● Desenvolvimento do maior painel LCD Flexível.
2006
● Lançamento do primeiro celular com câmera de 10 mega pixels e 8 GB de memória do mundo. O aparelho possuía ainda MP3 e acesso à TV.
● Lançamento do STEALTH VACUUM, aspirador de pó com o menor nível de ruído do mercado mundial.
● Desenvolvimento do primeiro LCD real do mundo com dois lados e o LCD mais fino com apenas 0.82 mm.
● Lançamento do primeiro aparelho de Blu-Ray do mundo.
2007
● Lançamento de uma linha completa de televisores LCD com iluminação por LED, capaz de oferecer uma melhor constituição das cores e contraste graças à tecnologia chamada “local dimming” (sombreamento local). Além disso, os televisores equipados com essa tecnologia são muito mais finos, possuem maior resolução e são altamente econômicos.
2008
● Lançamento do celular OMNIA (com tela sensível ao toque) na Europa, Coréia do Sul e Estados Unidos, com opções de 8 e 16 GB e câmera de 5 mega pixels, tecnologia 3G, GPS, Wi-Fi, bateria de 1500 mAh, MP3, Rádio, Vídeos, Windows Mobile 6.1, MS Office e memória expansível de até 32 GB.
● Lançamento da filmadora HMX20 com capacidade de filmagem a 300 quadros por segundo e 8 Mega Pixels.
● Lançamento, na Coréia do Sul e na China, dos primeiros celulares totalmente “verdes” do mundo, feitos com plástico à base de milho e sem metais pesados.
● Desenvolve e lança no Brasil o primeiro celular com TV Digital do país, o SAMSUNG V820L, que conta com tela Oled e funções de mp3.
● Lançamento nos Estados Unidos do celular SAMSUNG HAPTIC, com sensibilidade ao toque que transmite sensações.
● Lançamento do celular TOUCHWIZ com câmera de 5 megapixels, tela sensível ao toque, mp3 com rádio FM e bluetooth.
2009
● Desenvolvimento do painel de televisor LED mais fino do mundo com apenas 3 mm.
● Lançamento da primeira lavadora de roupas automática de grande capacidade, 16 kg, no mercado de eletrodomésticos.
● Inauguração oficial da loja de aplicativos da Samsung (Application Store).
● Lançamento do monitor 3D de 120 Hz.
● Anúncio do telefone a energia solar Blue Earth.
● Lançamento da linha de smartphones GALAXY com sistema operacional Android.
2010
● Lançamento da linha GALAXY S, que anos depois vira a ser um dos smartphones mais vendidos do mundo, com mais de 24 milhões de unidades comercializadas. O aparelho marcou uma nova geração de smartphones e se mostrou um concorrente de peso ao iPhone, da Apple.
● Lançamento do GALAXY TAB, primeiro tablet da marca coreana.
2011
● Lançamento do GALAXY S II, atingindo mais de 120 países e confirmando o favoritismo da marca no sistema Android. Com tela touchscreen de 4,3 polegadas e câmera traseira de 8 megapixels, o modelo foi considerado por muitos como o melhor smartphone Android disponível no mercado, e já vendeu mais de 40 milhões de unidades.
● Lançamento do GALAXY NOTE (híbrido de smartphone e tablet). Desde então, vendeu mais de 10 milhões de unidades, graças à combinação de recursos como display de 5,3 polegadas.
2012
● Apresentação do EyeCan, um mouse que acompanha os olhos para pessoas com deficiência.
● Lançamento do smartphone GALAXY S III (com tela de 4,8 polegadas e câmera traseira de 8 megapixels). O aparelho vendeu mais de 40 milhões de unidades ao redor do mundo desde o seu lançamento, que chegou a 145 países.
● Lançamento do GALAXY NOTE 2, que ganhou novos recursos como display de 5,5 polegadas em alta definição, 2GB de memória RAM e capacidade de armazenamento de até 128GB.
● Lançamento do tablet GALAXY NOTE 10.1, com tela de 10,1 polegadas.
2013
● Lançamento do smartphone GALAXY S4 (com sua enorme tela de 5 polegadas), que até o momento é o mais vendido na história da marca, com mais de 70 milhões de unidades colocadas no mercado. O slogan dessa linha é “Life companion”.
● Lançamento do GALAXY NOTE 3.
● Lançamento da 2ª geração de notebooks CHRONOS SERIES 7, com autonomia de bateria de até 11 horas.
● Lançamento da primeira TV UHD com tela curva do mundo.
2014
● Lançamento do smartphone GALAXY S5, que decepcionou por suas modestas inovações e teve vendas abaixo do esperado.
● Lançamento do relógio inteligente SAMSUNG GEAR FIT, pesando apenas 27 gramas e possuindo 11,95 mm de espessura.
● Lançamento do GALAXY NOTE 4 e do GALAXY NOTE EDGE.
● Lançamento do GALAXY TAB ACTIVE, o primeiro tablet da marca criado especificamente para empresas. Com design elegante e ao mesmo tempo robusto, o equipamento é ideal para os profissionais assumirem as atuais demandas dos ambientes de negócios.
● Lançamento do GALAXY ALPHA, primeiro smartphone marca a contar com acabamento metálico.
2015
● Lançamento do GALAXY S6 (com revestimento de metal temperado, tela de alta definição de 5,1 polegadas e até 128 GB de armazenamentos de dados, entre outros atrativos) e GALAXY S6 EDGE (versão com tela de 5,1 polegadas curva).
As lojas
Nos últimos anos a SAMSUNG resolveu ingressar no varejo com a inauguração de lojas próprias. Cada loja é um espaço voltado para a experiência e a interação com as principais linhas de produtos da marca coreana. Inovadoras, as lojas estimulam os cinco sentidos dos consumidores e convida-os para uma experiência inédita ao proporcionar uma “degustação” dos modelos expostos. São produtos de alta tecnologia, entre lançamentos mundiais e produtos-conceito nas linhas de informática, áudio e vídeo e celulares como smartphones, tablets, notebooks e câmeras digitais. As lojas, em vez de vendedores, possuem representantes da SAMSUNG – chamados de “embaixadores da marca” – que atuam como consultores e estão preparados para responder a qualquer questão ou dúvida sobre tecnologia e ensinar o consumidor a aproveitar ao máximo o potencial dos equipamentos. Os representantes podem até atualizar os dispositivos com o mais recente sistema operacional. Hoje existem mais de 600 lojas da SAMSUNG no mundo. Além disso, no mercado americano, a marca aplica um conceito de “loja dentro da loja” em parceria com a Best Buy, contando com um espaço dedicado apenas aos seus produtos nas unidades da varejista. Já no Brasil a SAMSUNG atua com sistemas de franquias, contando com mais de 150 lojas.
Pesquisas e Desenvolvimento
A SAMSUNG ELECTRONICS vem se destacando na área de inovação de produtos eletrônicos, porque, além de bilhões de dólares investidos (em 2013 foram US$ 16.1 bilhões) na área de pesquisa e desenvolvimento (anualmente é investido pelo menos 9% da receita de vendas em atividades de P&D), a empresa sabe como ninguém revelar, e principalmente manter, profissionais de alta capacidade e criatividade. Os pesados investimentos nessa área começaram a ser feitos na década de 1980, e foram transformados em resultados inovadores como o lançamento da nanotecnologia para eletrodomésticos em sua linha branca que abrange refrigeradores, máquinas de lavar, máquinas de secar, microondas, ar condicionado, aspiradores, entre outros itens. Todo esse investimento fez com que a marca SAMSUNG alcançasse feitos impressionantes: tornou-se uma das mais importantes fabricantes de circuitos integrados e componentes de informática do mundo; destaca-se por ser a maior produtora de memória do mundo, o 2º maior de chips e a 2ª maior produtora de impressoras; tem presença marcante também na fabricação de telefones, e tornou-se, no ano de 2007, a 2ª maior produtora de telefones móveis do mundo (atualmente é a primeira); na França é o principal fabricante de telefones celulares e eletrodomésticos, e nos Estados Unidos é a 2ª maior produtora de celulares, sendo líder em monitores e televisores LCD e LED.
Atualmente existem 42 centros de P&D em mais de 15 países como Coréia do Sul, Estados Unidos, Reino Unido, Israel, Índia, China, Rússia, Polônia e Brasil. O maior deles está localizado na Finlândia. Estes centros têm a incumbência de recrutar os melhores talentos, analisar as mais recentes tendências tecnológicas locais e adotar as tecnologias que ofereçam os melhores benefícios. Atualmente aproximadamente 50.000 pessoas estão envolvidas na pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos. Esses pesquisadores, engenheiros e designers são treinados para que promovam a orientação da empresa no futuro. As diversas instalações voltadas para a pesquisa estão estreitamente associadas ao desenvolvimento de tecnologias estratégicas para o futuro, assim como tecnologias originais para o estabelecimento de novas tendências de mercado. Todo o trabalho e investimento nessa área resultaram na conquista de inúmeros prêmios nos últimos anos, como por exemplo, com o monitor SyncMaster que foi premiado em todos os mercados que o produto estava presente. Maior empresa mundial no segmento de monitores para computadores, também conquistou prêmios com os monitores Energy Star. Além disso, em 2007, o BlackJack recebeu o prêmio Best Smart Phone (Melhor Smartphone) nos Estados Unidos.
A evolução visual
A identidade visual da marca sofreu algumas remodelações ao longo dos anos. O primeiro logotipo da marca surgiu em 1969 quando o conglomerado coreano criou a divisão de produtos eletrônicos (SAMSUNG ELECTRONICS). O logotipo original continha “três estrelas” por uma única razão: a palavra “Samsung” significa exatamente isso em coreano. A primeira alteração aconteceu em 1980, quando uma nova tipografia de letra foi adotada e as três estrelas estilizadas ganharam um novo design. Em 1993, a SAMSUNG introduziu sua atual identidade visual. O logotipo foi redefinido, para projetar a forte determinação da empresa de se tornar uma líder mundial. O nome SAMSUNG, com uma nova tipografia de letra, foi sobreposto em um novo design de logotipo, trazendo a imagem de um empreendimento dinâmico. O formato elíptico do logotipo simboliza o mundo que se move através do espaço, transmitindo uma imagem distinta de inovação e mudança. A primeira letra, “S”, e a última letra, “G”, quebram parcialmente o oval para conectar o interior com o exterior, mostrando o desejo da SAMSUNG de se unificar com o mundo e servir a sociedade como um todo.
A SAMSUNG ELECTRONICS também utiliza o logotipo somente com o nome, sem a forma oval.
Os slogans
Discover the World of Possibilities. (2012)
Turn on Tomorrow. (2009)
Imagine. (2005)
Samsung Digitall everyone’s invited. (2000)
Imagine possibilidades, imagine Samsung. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Coréia do Sul
● Fundação: 13 de janeiro de 1969
● Fundador: Lee Byung-Chul
● Sede mundial: Suwon, Coréia do Sul
● Proprietário da marca: Samsung Electronics Co. Ltd.
● Capital aberto: Sim
● CEO: Oh-Hyun Kwon
● Presidente: Sang-Hoon Lee
● Faturamento: US$ 216.7 bilhões (2014)
● Lucro: US$ 20.7 bilhões (2014)
● Valor de mercado: US$ 200 bilhões (junho/2015)
● Valor da marca: US$ 45.462 bilhões (2014)
● Lojas: 600
● Presença global: 200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 286.000
● Segmento: Eletrônicos e eletrodomésticos
● Principais produtos: Smartphones, notebooks, computadores, monitores, TVS, refrigeradores e máquinas de lavar
● Concorrentes diretos: Sony, LG, Panasonic, Philips, Toshiba, Sharp, Lenovo, Canon, Huawei, Xiaomi, Apple, Motorola, Dell, HP, Electrolux e Whirlpool
● Slogan: Discover the World of Possibilities.
● Website: www.samsung.com.br
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca SAMSUNG está avaliada em US$ 45.462 bilhões, ocupando a posição de número 7 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Além disso, a SAMSUNG é a 7ª maior empresa do mundo de acordo com o ranking Fortune 500 de 2014.
A marca no Brasil
A SAMSUNG está presente no Brasil desde 1986, inicialmente como um pequeno escritório de representação para duas linhas de produtos na área de informática: disco rígido e monitor. Com uma operação local dedicada e seguindo os conceitos globais da marca de oferecer aos seus consumidores produtos que tragam inovação, tecnologia e design, a subsidiária rapidamente ganhou destaque dentro da corporação, tornando o Brasil um mercado prioritário. Essa atenção rapidamente se traduziu com investimentos maciços em unidades fabris locais e em pessoal especializado. Em 1995 foi iniciada a produção nacional com a fabricação de aparelhos de televisão e videocassetes na fábrica da Zona Franca de Manaus. Diante de uma estrutura madura e consolidada, o passo seguinte foi concentrar o foco operacional para aumentar seu portfólio de produtos. Em 2004, com uma operação em franca expansão e bastante lucrativa, a empresa foi obrigada a fazer um grande realinhamento estratégico de suas unidades de negócios no país. Foram investidos milhões de dólares em marketing, em logística, na ampliação das linhas de produção em Manaus e na inauguração da segunda unidade produtiva em Campinas.
Além disso, a empresa instalou dois Centros de Pesquisa & Desenvolvimento Tecnológico, em Manaus e Campinas, que atendem a toda a América Latina. Sob este novo cenário, ampliou a sua atuação no segmento de telecomunicações e também passou a trabalhar mais intensamente nos mercados de produtos eletrônicos e de informática. Em apenas um ano e meio, ampliou de forma exponencial a sua oferta de produtos para os consumidores brasileiros. Primeiro, lançou a unidade de negócios de Áudio & Vídeo, com mais de trinta produtos entre televisores, DVDs, filmadoras e Home Theaters de última geração. Meses depois, ingressou no mercado de impressoras e multifuncionais, e, no final de 2005, no segmento de Linha Branca, trazendo refrigeradores, lavadoras de roupa, condicionadores de ar e aspiradores de pó com uma exclusiva tecnologia bactericida, chamada de Silver Nano Health System, que tem por finalidade eliminar até 99,9% dos germes. A SAMSUNG é pioneira em televisão digital no país, sendo a primeira a oferecer modelos de TV e celular com conversor embutido, prontos para receber o sinal digital.
Com mais de 2.000 funcionários, a SAMSUNG atua em diversos segmentos como telefonia celular, produtos de áudio e vídeo (TV, DVD/Blu-Ray, MP3 Player, Home Theater e filmadora), linha branca, monitores, impressoras e multifuncionais, discos rígidos (HDD) e discos óticos (ODD). No Brasil, é pioneira na fabricação de TVs com tecnologia LED, na oferta de aparelhos com acesso a conteúdo da internet, sendo também a primeira a produzir modelos de TV e celular com conversor embutido, prontos para receber o sinal digital.
A marca no mundo
A SAMSUNG ELECTRONICS, que hoje pertence a um enorme conglomerado com negócios que abrangem tecnologia avançada, semicondutores, construção de arranha-céus e fábricas, petroquímica, moda, medicina, finanças, hotéis e muito mais, é marca nº 1 de produtos eletroeletrônicos no mundo, possui operações e aproximadamente 40 fábricas em 90 países, emprega mais de 286 mil pessoas, vende seus produtos em 200 países e alcançou faturamento superior a US$ 216 bilhões em 2014. As soluções disponibilizadas pela empresa incluem eletrodomésticos, como TVs, monitores, impressoras, refrigeradores e lavadoras, ar-condicionado, bem como produtos fundamentais de telecomunicação móvel, como smartphones e tablets. A SAMSUNG também é fornecedora confiável de componentes eletrônicos fundamentais como DRAM e semicondutores sem memória. A marca é líder mundial em TVs LCD e LED, monitores para computadores, memórias e smartphones (em 2014 foram vendidas mais de 305 milhões de unidades).
Você sabia?
● A empresa inaugurou em 2014 o Samsung Innovation Museum (SIM), em sua sede em Suwon, Coréia do Sul. O prédio tem cinco andares e 10.000 m². O museu não se limita apenas em contar a trajetória inovadora da marca (através de 150 produtos que marcaram sua história) ou mostrar tecnologias desenvolvidas por ela. Apresenta as primeiras criações elétricas de Michael Faraday, Thomas Edison e Graham Bell. O museu não olha apenas para o passado, e também mostra o que está por vir no futuro da tecnologia.
● A rivalidade da SAMSUNG com a também coreana LG é uma das maiores e mais ferozes no mundo dos negócios. Essa “guerra” já resultou em roubo de segredos industriais, troca de acusações, inúmeros processos na justiça e espionagem. A rivalidade chega a tanto, que na Coréia do Sul, empregados da SAMSUNG sabem que não devem frequentar certos lugares, e o mesmo vale para os da LG – eles não se misturam socialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário