Duracell.
Ela revolucionou a tecnologia em bateria e pilhas. Alcalina ou de lítio. Em diversos tamanhos para variados usos. Quando o assunto é pilha a marca DURACELL é a principal especialista, acreditando que não há limite para o potencial de crescimento da energia portátil. Quer seja o rádio portátil ou um simples brinquedo, elas garantem muito mais horas de diversão e entretenimento. Afinal, suas baterias duram muuuuuuuuuito mais como dizem suas propagandas.
A históriaTudo começou no início dos anos 20 com um cientista de nome Samuel Ruben e um ávido fabricante de fio de Tungstênio chamado Philip Rogers Mallory. Ruben foi até a empresa P.R. Mallory Company, que produzia células de mercúrio para equipamentos de uso militar, procurar parte de um equipamento que necessitava para realizar uma experiência. Porém, ambos vislumbraram uma oportunidade de negócio: unindo a genialidade de um com a capacidade de produção do outro, formaram uma parceria que duraria até 1975, sendo fundamental para o surgimento da marca DURACELL. As invenções de Samuel Ruben revolucionaram a tecnologia das pilhas e baterias. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, ele projetou e desenvolveu a pilha de mercúrio, que possuía mais capacidade de armazenamento em menos espaço, se tornando extremamente durável e resistente para os climas severos do Norte da África e do Pacífico Sul, lugares onde as baterias de zinco-carbono, usadas em lanternas elétricas, detectores de mina e walkie-talkies, não resistiam.
A empresa P.R. Mallory manufaturou milhões de pilhas de mercúrio para uso do exército americano durante a guerra. Depois do término do conflito eles fundaram a Mallory Battery Company. Nos anos 50, Samuel Ruben foi responsável pela melhoria das baterias alcalinas de manganês, fazendo-as mais compactas, resistentes e duráveis por muito mais tempo. A pilha alcalina ganhou este nome devido à natureza alcalina e básica de seu eletrólito. Ao mesmo tempo, a Eastman Kodak introduziu câmeras com uma unidade de flash interno que requeria mais poder do que as pilhas de carbono de zinco poderiam fornecer. As câmeras necessitavam de pilhas alcalinas de manganês em tamanho novo, o chamado AAA (palito). Em 1962, empresa as confeccionou e licenciou-as também, pois não tinha capacidade, nesse tempo, para distribuí-las ao consumidor ou atender a demanda mundial.
A demanda fotográfica para pilhas alcalinas era elevada e a marca DURACELL foi introduzida no mercado oficialmente em 1964. O nome era formado pela junção das palavras inglesas “durable”(durável) e “cell” (pilha elétrica). Logo, o mercado consumidor para baterias DURACELL cresceu rapidamente e o fornecimento teve que ser racionado nos anos 70, enquanto a capacidade de produção era aumentada e modernizada. Foi também nesta década que surgiu o famoso design de suas pilhas chamado “Coopertop” (corpo inferior preto e parte de cima dourada). Em 1980, como a marca já era extremamente popular, a empresa resolveu trocar seu nome paraDURACELL INTERNATIONAL COMPANY. Nos anos seguintes, com o rápido avanço da tecnologia a utilização de pilhas cresceu enormemente, transformando a marca DURACELL em líder mundial neste segmento. Em 1996, a marca foi comprada pela poderosa Gillette Company por US$ 7.3 bilhões, ampliando assim sua distribuição global, e desde 2005 faz parte da Procter & Gamble. Foi também na década de 90 que a marca ingressou na categoria de pilhas recarregáveis com o lançamento de produtos que já vêm pré-carregados de fábrica e carregadores.
Em 2008, a DURACELL firmou um acordo de licenciamento com a empresa Dane-Elec, e a marca passou à estampar cartões de memórias, HD externo e pen-drives, produtos que tem tudo haver com armazenamento. Atualmente a DURACELL é produtora de baterias alcalinas de alto-desempenho e acredita não haver nenhum limite no potencial de poder portátil no futuro. Além disso, a marca oferece uma completa e moderna linha de lanternas, que utilizam a patente TrueBeam Optics, tecnologia que combina LED com foco preciso, gerando assim uma luz branca e ultra brilhante. Brasil a marca ficou extremamente conhecida pelo slogan “Dura até 8x mais que as pilhas comuns de zinco”.
Hoje, com tantos usuários de pilhas e com a tecnologia se aprimorando a cada dia, DURACELL conta com consumidores que vão desde pessoas que precisam de energia para brinquedos como também para relógios, tocadores de música digital, celular, rádio, videogame, etc. Sendo assim, para DURACELL, o importante é que sempre haja um sorriso no rosto de crianças e que se garanta conveniência para usuários, assegurando também maior duração e longos momentos de diversão.
A linha do tempo1960● Lançamento da DURACELL AA, as famosas pilhas pequenas.1987● Primeira empresa do setor a colocar data de validade na embalagem de suas pilhas.1990● Introdução no mercado do “Copper Top Tester” em suas embalagens, para ajudar o consumidor a determinar quando suas baterias precisariam ser substituídas.1998● Lançamento da DURACELL ULTRA, uma pilha de longa duração, direcionada para produtos eletrônicos que exigiam mais força.
2000
● Lançamento da DURACELL ULTRA com tecnologia M3, indicada para uso em aparelhos de alta tecnologia como jogos videogames portáteis e tocadores de música digital.2006● Lançamento da DURACELL POWER PIX, uma pilha desenvolvida com tecnologia de metal hidróxido de longa duração para ser utilizada exclusivamente câmeras digitas.2010● Lançamento da DURACELL myGrid USB, uma bateria recarregável de íon de lítio que proporciona aos usuários a liberdade de permanecerem conectados aos dispositivos que mais valorizam sem a inconveniência de procurar uma tomada.
O coelho da discórdiaA imagem do coelho das pilhas de longa duração está dividida entre as marcas DURACELL e ENERGIZER. Uma disputa que obrigou as empresas a uma separação de mercados: nos Estados Unidos o coelho é usado pela Energizer, que conquistou o direito de utilizar sua imagem no país. No mercado europeu, ocorreu o inverso, sendo a imagem da mascote atribuída a DURACELL. Em tempo: o coelho da Energizer foi introduzido no mercado em 1989, enquanto o da DURACELL já estrelava comercias europeus desde 1973. Nos Estados Unidos ele foi utilizado de 1973 a 1980 em campanhas publicitárias. O coelho cor-de-rosa foi escolhido pela marca para representar a longa duração de suas pilhas alcalinas em comercial de televisão onde participava de uma competição com outros coelhos que tocavam tambores. O final do comercial era óbvio: o coelho da DURACELL era o único que não parava de tocar. Nos anos seguintes a mascote viajou pelo mundo, desde a Ásia e Austrália, até Colômbia e Croácia, sempre demonstrando com muita energia a durabilidade das pilhas DURACELL.
Desde então, o famoso e carismático personagem estreou inúmeras campanhas publicitárias, impressas e televisivas, além de estampar as embalagens do produto. Desde sua introdução o coelho da DURACELL passou por inúmeras modificações em relação ao seu visual, trocando o tradicional tambor por equipamentos eletrônicos mais avançados, sempre acompanhando a modernidade dos tempos.
Uma ação ousadaDesde 2008, a marca DURACELL é a fornecedora oficial da energia para a véspera de ano novo comemorada na famosa Times Square em Nova York. Como forma de incentivar o uso de energia alternativa, a marca instala todos os anos no coração da avenida mais iluminada do mundo oDURACELL SMART POWER LAB, onde estão localizadas seis bicicletas batizadas de Duracell Power Rover. Quando os visitantes pedalam essas bicicletas, é gerada energia humana que depois é convertida e armazenada em baterias gigantes da DURACELL, que serão utilizadas para iluminar a tradicional bola de cristal (Eve Ball Drop) e os letreiros que anunciarão a chegada do novo ano em Nova York. Outro atrativo é que, neste espaço os visitantes podem recarregar gratuitamente celulares, câmeras digitais e outros aparelhos, além de jogar Xbox e obter uma foto personalizada tirada com uma réplica de tamanho natural dos letreiros.
A evolução visualA identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos tempos. O primeiro logotipo da marca aparecia com o nome da empresa produtora ao lado. Mais tarde, o logotipo ganhou uma tipologia de letra mais encorpada e há poucos anos atrás ocorreu uma discreta modificação em relação ao tipo de letra, somente perceptível após uma observação mais detalhada.
Apesar do logotipo da marca DURACELL ser preto, quando aplicado em fundo da mesma cor ele se transforma em branco ou dourado (mais precisamente meio alaranjado), uma cor não escolhida por acaso, basta olhar para suas pilhas.
Os slogansTrusted Everywhere. (2002)
The battery you dream about. (2002)
You can’t top the copper top. (década de 90)
No battery is stronger longer. (década de 90)
One that Last. (década de 80)
When it comes to making them last longer, we never stop. (década de 70)
Momentos que duram mais. (2011, Brasil)
Dura mais, muito mais. (Brasil)
Dados corporativos● Origem: Estados Unidos● Lançamento: 1964
● Criador: Samuel Ruben e Philip Rogers Mallory● Sede mundial: Cincinnati, Ohio● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente: Robert McDonald● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado● Fábricas: 6
● Presença global: 180 países● Presença no Brasil: Sim● Segmento: Equipamentos elétricos● Principais produtos: Pilhas e baterias
● Principais concorrentes: Energizer, Rayovac, Panasonic, Sanyo e Sony● Ícones: O coelho cor-de-rosa● Slogan: Trusted Everywhere.● Website: www.duracell.com
A marca no mundoAs pilhas e baterias DURACELL são vendidas em mais de 180 países ao redor do mundo. Hoje, DURACELL é o principal produtor mundial de baterias alcalinas de alto desempenho, oferecendo uma completa linha com formatos AA, AAA, C, D, CR2, 9V, entre outros. A marca também oferece formatos menos usados, como o AAAA, utilizados principalmente em pagers, lanternas e medidores de glicose, e o tamanho J, para aparelhos hospitalares. Além disso, também comercializa uma linha de lanternas (para ambientes externos e internos), carregadores de pilhas e carregadores portáteis para dispositivos com entrada USB, como por exemplo, celulares. Suas pilhas são produzidas em seis fábricas ao redor do mundo.
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